A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (13) o edital de licitação para a obra de drenagem da praia de Ponta Negra, na Zona Sul da capital. O projeto tem como objetivo melhorar a infiltração da água proveniente do bairro de Ponta Negra, reduzindo os impactos do escoamento superficial na faixa de areia.
Com um investimento de R$21 milhões, a proposta contempla a implantação de três reservatórios subterrâneos de água distribuídos em três pontos da orla, conhecidos como reservatórios de detenção e infitração com capacidade total de armazenamento de até 50 mil metros cúbicos. A solução utiliza estruturas modulares e tubulações fabricadas em polipropileno, garantindo maior eficiência no processo de drenagem.
O sistema foi dimensionado para suportar chuvas com intensidade até 60 mm, permitindo a infiltração da água no solo. Em casos de precipitações superiores a esse volume, o excedente será direcionado para a faixa de areia, podendo formar pequenos espelhos d’água que tendem a se dissipar rapidamente por infiltração.
Os reservatórios de detenção e infiltração foram escolhidos por sua alta capacidade de infiltração, eficiência operacional e caráter sustentável. Além disso, o sistema contribui para a melhoria da qualidade da água que chega à praia, ao promover a filtragem de impurezas provenientes, em muitos casos, de ligações clandestinas de esgoto que escoam diretamente para a areia.
A licitação está prevista para o dia 27 de maio. A partir dessa etapa, serão respeitados os prazos legais do processo licitatório. A expectativa é que, após a conclusão dessa fase, seja iniciada a implantação do novo sistema de drenagem no inicio do segundo semestre.
13/05/2026
25/09/2026
Prefeitura abre licitação para construção de moradias no Novo Zachia
A Prefeitura de Passo Fundo abriu o processo de li...25/09/2026
SED-MS lança licitação de R$ 488 mil para reforma de escola em Campo Grande
A SED-MS (Secretaria de Estado de Educação de Mato...24/09/2026
Rio do Sul abre licitação para reformar pista de bicicross
A Prefeitura de Rio do Sul abriu licitação para a ...24/09/2026
DNIT prevê licitação para terceiras faixas da BR-282 até novembro, com obras a partir de 2027
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans...