Em meio à crise que compromete as finanças públicas da maioria dos municipios brasileiros, em Toledo, no oeste do Paraná, a prefeitura autorizou segunda-feira (7) abertura de licitação para três grandes obras no Município. As intervenções fazem parte do planejamento municipal para avanços nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana.
Serão investidos R$ 6,34 milhões na edificação de uma unidade básica de saúde na Vila Paulista, em um centro municipal de educação infantil para o Jardim Santa Clara IV e na reurbanização das Ruas Cascavel e Pedro Álvares Cabral entre as Avenidas José João Muraro, no Jardim Porto Alegre, e Maripá, no Jardim Europa.
A UBS da Vila Paulista é uma necessidade para o bairro, já que o atendimento da região hoje é dividido entre a UBS da Vila Pioneiro, no antigo Núcleo Integrando de Saúde Doutor Jorge Nunes, e a UBS do Centro, próximo à Delegacia de Polícia. “É uma população de aproximadamente 7 mil pessoas que será atendida por duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF)”, disse o diretor-geral de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti. O terreno onde será edificada a nova unidade está localizado na Rua Tomaz Gonzaga.
Outra obra vai atender uma demanda dos moradores do Jardim Santa Clara IV. O crescimento da população na região, com a abertura de diversos loteamentos e empreendimentos imobiliários, aumentou a procura por vagas para a educação infantil de até três anos. “O bairro já possui um Cmei, mas já não consegue acolher toda a necessidade daquela região”, disse a secretária da Educação, Tania Elisete de Grandi.
Toledo tem hoje dois Cmeis em fase de aquisição de mobiliário e equipamentos, no Loteamento LR Schneider e na Vila Paulista, e uma em fase inicial de construção, no Jardim da Mata. Já foram entregues, desde 2013, quatro unidades, localizadas no Jardim Laranjeiras, Vila Pedrini, Vila Boa Esperança e Jardim das Orquídeas. “Com mais esse equipamento, chegamos a nove centros municipais, sendo quatro em funcionamento, dois em fase de instalação de equipamentos, um em construção e dois com trâmites licitatórios em andamento. Tudo isso em três anos”, comemorou a secretária.
Já em relação à mobilidade urbana, mais vias do Município serão revitalizadas com essa licitação. As Ruas Cascavel, no Jardim Carelli, e Pedro Álvares Cabral, passando pelos Jardins São Peregrino e Concórdia e Vila Pedrini, serão reurbanizadas. “Será feito o alargamento da pista de asfalto. Na sequência vamos fazer o meio-fio, as ciclovias, as calçadas e a instalação de todo o mobiliário urbano, como os pontos de ônibus, as lixeiras e sinalizações”, disse o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário. Ao todo serão 3,4 quilômetros de revitalização.
O prefeito Beto Lunitti destacou a qualidade e a beleza da obra, que será edificada nos mesmos moldes da Rua Carlos Sbaraini, no Jardim Panorama. “As pessoas terão conforto e segurança em uma obra de qualidade. Nos próximos dias será realizada uma audiência pública para orientar a população sobre outros detalhes da obra”, disse o prefeito. A previsão é de que todos os trâmites referentes às licitações sejam concluídos num prazo de 60 dias.
08/03/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...