Após denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) sobre as condições precárias do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), a prefeitura anunciou, nesta segunda-feira (16), no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a abertura da licitação para a contratação de 20 contêineres sanitários para atender à população em situação de rua que frequenta o local. O valor do investimento será de R$ 58,8 mil.
Localizado na Rua Joel Dibo, na região central da cidade, o Centro Pop atende, em média, 120 pessoas por dia. No entanto, a Defensoria Pública já havia alertado, em relatório, sobre as condições inadequadas do local, como o fato de o centro contar com apenas um banheiro masculino e um feminino para o grande número de pessoas atendidas diariamente.
A licitação prevê a instalação de 10 contêineres femininos e 10 masculinos, com especificações que atendem às necessidades básicas de higiene e conforto. Cada unidade deve ter, no mínimo, 6 metros de comprimento, 2,44 metros de largura e 2,60 metros de altura, além de três vasos sanitários, três chuveiros, três pias com torneiras e, no caso dos masculinos, também deverá contar com três mictórios.
Também será necessário o fornecimento de suporte para papel toalha, dispensers de sabonete líquido e álcool em gel, piso antiderrapante, além de janelas, pontos de iluminação e tomadas.
A licitante vencedora será responsável pela mobilização dos contêineres, incluindo sua instalação e desmobilização após o término do contrato. Já a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), ficará encarregada da instalação elétrica e hidráulica, da limpeza e do fornecimento de materiais de consumo, além de garantir a saída de esgoto.
A abertura da licitação está marcada para esta sexta-feira (20), com abertura às 9h (horário de MS) e encerramento previsto para o mesmo dia, às 15h. O termo de referência completo pode ser acessado no portal da transparência da Prefeitura, por meio deste link.
Acordo - A medida foi tomada após a assinatura de um acordo entre a prefeitura e o MPMS, que exigiu a realização de reparos e melhorias no Centro Pop. Entre as obrigações do acordo, está o prazo de 120 dias para a regularização dos chuveiros destinados ao uso das pessoas em situação de rua, tanto nos banheiros masculinos quanto femininos, além da manutenção da rede de esgoto e drenagem de águas pluviais do imóvel.
16/12/2024
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...