A Prefeitura de Campinas divulgou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, dia 11 de maio, o Aviso de Licitação para contratação de empresa que fará a limpeza de áreas de vegetação do Lago do Café.
Conforme consta no aviso de licitação, a abertura dos envelopes será feita no dia 13 de junho de 2011. Até que a ordem de serviço para a limpeza seja emitida, o processo licitatório segue os trâmites legais, estando concluído num prazo de 90 dias.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Flávio de Senço, o tempo de limpeza será de três meses a partir da ordem de serviço. “A empresa cuidará da limpeza dos 300 mil metros quadrados de área do Lago do Café, onde temos áreas com mato, com gramado, com plantação de café, além da área onde as capivaras ficavam confinadas. Durante o processo de limpeza, serão removidos 10 centímetros da camada vegetal junto com terra, que serão enterrados no próprio local”, explica.
Segundo o secretário esse material será enterrado em valetas com um metro e meio de profundidade junto com a terra que estaria contaminada. “Nessas valas será jogado um carrapaticida e recoberto com mais meio metro de terra, deixando estéril aquela área que estaria contaminada. Ou seja, estamos fazendo a troca de um solo que pode ter alguma contaminação por carrapato, por um solo mais estéril, que depois será todo revitalizado com grama, mudas e arbustos”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, todo esse trabalho será supervisionado pelas secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Saúde. “Após a conclusão do trabalho de limpeza será feita, juntamente com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), a contagem de eventuais carrapatos e outras medidas que sejam necessárias até que cheguemos à conclusão de que não existe mais nenhum risco de contaminação à população”, disse. É bom lembrar que, durante todo esse processo, o parque permanecerá fechado à visitação.
Orientações da Saúde
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Brigina Kemp, a secretaria da Saúde atuará orientando os funcionários da empresa contratada para a limpeza quanto às medidas de segurança que devem ser tomadas.
“É fundamental que esses funcionários recebam orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Durante todo o processo de limpeza do parque eles precisarão usar esses equipamentos e entender a importância da utilização dos EPI´s”, explicou.
12/05/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...