A Prefeitura iniciou o processo de licitação de um pacote de obras que contemplam intervenções viárias e sinalizações para melhoria do trânsito em Piracicaba. O investimento, no valor de R$ 1,4 milhão, será repassado por meio de convênio com o Estado, assinado em setembro do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin, com a presença do prefeito Barjas Negri e de Jorge Akira, responsável pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), no Palácio do Bandeirantes. Os recursos são provenientes de multas aplicadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
“A verba é importante para os municípios que são de porte médio e que possuem grande fluxo de veículos. Essas pequenas intervenções e sinalizações podem diminuir o número de acidentes. Trata-se de um pacto pela vida, acidentes e mortes deverão diminuir”, observa o prefeito Barjas Negri.
De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, a primeira licitação está relacionada à revitalização das sinalizações horizontais e verticais, em várias vias do município. Na primeira etapa estão incluídas as semaforizações dos cruzamentos da avenida Dr. Paulo de Moraes x avenida 9 de Julho; Armando de Salles Oliveira x rua Floriano Peixoto; rua Benjamin Constant x rua do Café e rua Benjamin Constant x rua Conselheiro Costa Pinto.
A segunda contempla pontos críticos do sistema viário municipal. São eles: rua Conchas x rua Cândido de Faria Alvin (próximo ao Terminal São Jorge); avenida Rio das Pedras x rua Altemir de Jesus Tomás x Antonio Carlos Negrisolo (entre os loteamentos Altos do Taquaral e Terra Rica); avenida Rio das Pedras x rua João Stella Junior; rua Antonio Borja Medina x rua João Franco de Oliveira (Unileste) e avenida Lourenço Filho x rua Afonso José Fioravante (Cecap). “Também estão previstas melhorias na alça de acesso da avenida Pádua Dias em direção à avenida Alberto Vollet Sachs, na Vila Independência, e a construção de faixas elevadas em frente a duas escolas”, completa Akira. Os projetos foram elaborados pela Semuttran e aprovados pela equipe técnica do Detran.
Um dos fatores determinantes para a escolha de Piracicaba para receber os recursos foi a grande frota de veículos. Dados da Semuttran apontam que circulam pelas ruas de Piracicaba 303 mil veículos, o que representa 1,3 habitante por veículo. Piracicaba tem uma população de 394 mil pessoas, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O secretário informou que o município tem 18 meses para a implementação do programa, que será acompanhado pelo Estado. O programa tem como objetivo a redução de 50% de acidentes com óbito no trânsito até 2020.
16/01/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...