A Prefeitura de Americana publicou no Diário Oficial de sábado (7) o edital de abertura de licitação para contratação de uma nova empresa para destinação de seus resíduos sólidos. O motivo é de que o Grupo Engep, responsável pela administração do aterro da cidade, teria sinalizado que não tem intenção de renovar o atual contrato.
A informação foi inicialmente passada ao LIBERAL nesta segunda-feira (9) pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves, e depois pelo prefeito Omar Najar (MDB). A reportagem não conseguiu contato com a Engep até o fechamento desta edição.
O edital do pregão presencial ficará disponível no site da prefeitura nesta terça-feira (10). A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para o dia 20 de novembro.
Segundo Omar, a Engep não teria intenção de continuar com o atual vínculo por conta do preço “absurdo de baixo” que firmou em 2018. Até o ano anterior, todo o lixo de Americana ia para a Estre Ambiental, em Paulínia, que apresentou uma proposta considerada “baixa” para os padrões do mercado na licitação de 2017.
No entanto, a Estre acabou desclassificada por problemas com a documentação, e pela regra a segunda colocada – a Engep – foi vencedora e precisaria prestar o serviço assumindo o preço da concorrente.
Assim, a prefeitura paga R$ 45 por tonelada para a Engep, valor 45% menor do que era pago no contrato anterior, com a Estre. Conforme já publicado pelo LIBERAL no ano passado, o baixo valor freou investimentos planejados pela companhia em tecnologia.
“O contrato vai vencer agora e eles (Engep) provavelmente vão participar, mas com valor diferente. Eles mergulharam no preço na outra, mas agora vão querer corrigir. Tenho a impressão disso”, avaliou Omar.
O LIBERAL questionou a assessoria de imprensa da prefeitura sobre os detalhes do atual contrato, incluindo a data exata do término, mas foi dito que a resposta seria enviada nesta terça.
“De qualquer forma, eles não podem largar, de uma hora para outra. O contrato diz o seguinte: é pelo menos 60 dias depois do término. A prefeitura não vai ficar descoberta nesse período”, disse Omar.
10/11/2020
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...