Prefeitura abre licitação para contratar consultoria para criação de plano cicloviário


Este plano deverá considerar, como horizonte temporal, a projeção até 2040. Quanto à abrangência física, considera todo o território municipal com especial atenção à área urbana. Do ponto de vista institucional, o plano deve abranger os aspectos pertinentes à regulação legal, à estruturação administrativa, à proposição de políticas e ações de caráter promocional, educacional e de viabilização econômico-financeira.

Na elaboração do plano, a empresa vencedora deverá apresentar um diagnóstico a partir das características e condições físicas, econômicas, técnicas, normativas e funcionais da cidade, em relação às áreas que receberão as intervenções. Também deverá realizar as estimativas de cálculo de demanda e as análises correspondentes ao projeto e estabelecer as características técnicas de desenho e estruturação para a rede cicloviária, entre outros aspectos.

A Prefeitura de Ribeirão Preto deu, nesta semana, o primeiro passo para a criação de um plano cicloviário cuja meta é garantir ciclovias e condições de trânsito para ciclistas em toda a cidade.

Atualmente, existe 42 km de ciclovias por Ribeirão. Outros 2 km ainda serão criados juntamente com as últimas obras viárias que integram o programa.

“Cidade de clima tropical, com poucas chuvas, bastante plana. E uma população que já incorporou naturalmente o uso da bicicleta em seu cotidiano, sobretudo em momentos de lazer. Temos, portanto, o cenário ideal para promover esta prática como modal de transporte e não apenas recreativamente, já que se trata de algo de tanta importância para a saúde física da população e para o meio ambiente”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.

O objetivo do plano que começa a ser colocado em prática com o Termo de Referência publicado no Diário Oficial de Ribeirão Preto na última segunda-feira, 3 de abril, é contratar uma empresa ou consórcio de empresas de consultoria com expertise no planejamento cicloviário. E, a partir daí, elaborar o Plano Cicloviário Municipal de Ribeirão Preto.

Contexto
A Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei Federal nº 12.587/2012) estabelece que o planejamento municipal garanta a prioridade aos modos ativos e coletivos de transporte. Dessa forma, torna-se essencial prover infraestrutura urbana adequada para a circulação de pedestres e ciclistas, com garantia à sua plena acessibilidade.

Pesquisa
Em Ribeirão Preto, a Pesquisa Origem-Destino, realizada em 2011, aponta uma predominância de viagens realizadas pelos modos individuais motorizados de transporte (52%), ao mesmo tempo que os modos ativos não passam dos 25% das viagens realizadas (das quais apenas 3% corresponde à bicicleta), enquanto o transporte coletivo representa 18% desse total.

“Tal condição leva à necessidade de uma ação emergencial em favor de uma mobilidade urbana dedicada às pessoas e não mais aos veículos, buscando soluções para humanizar a cidade e tornar o espaço público mais atrativo, seguro e confortável para a população”, ressaltou o prefeito.


08/04/2023

Fonte: Revide

 

Curso Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita