A Prefeitura de Piracicaba publica hoje, segunda-feira, 15/12, a abertura da licitação, na modalidade concorrência eletrônica, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de porte 5, com área construída mínima de 1.321 m², na região do bairro Pompeia, na avenida Pompeia, próximo ao número 248. A obra será realizada com recursos do governo federal, com valor estimado de R$ 5.313.594,74.
Piracicaba foi contemplada com a nova unidade por meio do Novo PAC Saúde 2025, do Governo Federal. Os recursos foram solicitados pelo prefeito Helinho Zanatta e conquistados com o apoio do deputado federal e vice-líder do governo, Jonas Donizette.
“A construção desta UBS de porte 5 representa um avanço importante para a saúde pública de Piracicaba. Trabalhamos para garantir os recursos junto ao Governo Federal porque sabemos da necessidade de ampliar e qualificar os serviços oferecidos à população, especialmente em regiões que aguardam há anos por uma estrutura deste porte”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.
A UBS de porte 5, que tem capacidade para atender população estimada em aproximadamente 15 mil pessoas, é considerada uma unidade de grande porte, com diferenciais importantes em relação às estruturas convencionais. O projeto prevê a distribuição da estrutura organizacional em núcleos temáticos, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), além de integrar premissas de sustentabilidade, como reutilização de água e prioridade para iluminação natural.
Com o aumento da área construída, novos ambientes assistenciais e de apoio foram agregados para ampliar o acesso da população, aumentar a eficiência nos serviços e melhorar a integração entre as equipes de saúde.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco, destaca que “a nova unidade vai elevar o padrão da atenção primária em Piracicaba, com um projeto moderno, acolhedor e estruturado para oferecer mais conforto, resolutividade e eficiência nos atendimentos. É uma conquista importante para a rede municipal e reafirma nosso compromisso com uma saúde pública preparada para responder às necessidades da população”.
A implantação da UBS de porte 5 na região do Pompeia será um marco na ampliação da atenção primária à saúde em Piracicaba, garantindo atendimento mais qualificado e ampliado aos usuários do sistema público.
15/12/2025
10/04/2026
CASAN lança licitação para ampliar Sistema de Esgoto de Canoinhas
Com o objetivo de ampliar a coleta e tratamento de...10/04/2026
Edital prevê R$ 53 mil em equipamentos para Farmácia Viva
A Fapec lançou edital para compra de equipamentos ...10/04/2026
Prefeito Augusto Castro autoriza licitação para restauração e revitalização da ponte de pedestres..
A Prefeitura de Itabuna autorizou a abertura de li...10/04/2026
Prefeitura de Leme abre licitação para construção de estacionamento do novo Ginásio de Esportes..
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Sec...