Prefeitura abre licitação para comprar Castra-Móvel


A Prefeitura de Rio Preto abriu licitação para a compra do Castra-móvel, unidade volante para castração de animais, que vai atender principalmente a região Norte de Rio Preto. A licitação foi publicada no Diário Oficial do Município, neste sábado, e a previsão é de que a unidade comece a atender os animais ainda este ano. O anúncio foi feito durante a 7ª edição do Encontro de Parlamentares e Ativistas da Causa Animal (EPACA) na Câmara Municipal. O evento tem a liderança do deputado federal Ricardo Izar e teve em Rio Preto contou com o apoio da vereadora Cláudia Di Giuli.

Castração
Em abril deste ano o prefeito de Rio Preto assinou decreto que normatiza a realização de castrações gratuitas de cães e gatos, no município. O decreto é regulamentou a lei complementar nº 551, de 12 de dezembro de 2017, que estabelece critérios para a castração gratuita, visando à transparência da fila de espera e garantindo ao usuário o acompanhamento dessa fila.

Os critérios para a prioridade das castrações, definidos pelo decreto, são estabelecidos por meio de pontuações, como a adoção de um animal no Centro de Controle de Zoonoses ou a adoção de um animal de ONG ou protetor cadastrado na diretoria de bem-estar animal. A medida visa também estimular a adoção de animais.

As castrações vão continuar sendo realizadas no Órgão próprio do município, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e usuário pode acompanhar sua posição na fila no site da secretaria de saúde.

Para fazer o cadastro de cães e gatos, o proprietário do animal deverá comparecer ao CCZ, portando os seguintes documentos: RG e CPF originais; comprovante de residência de São José do Rio Preto de no máximo três meses de emissão; inscrição no cadastro único, caso possua, e número de telefone. O cadastro será limitado a cinco animais de cada espécie por CPF e o critério de prioridade será definido no momento do cadastro.

Em 2017 foram realizadas, em Rio Preto, pelo CCZ, 3.841 castrações, sendo 123 de emergência. A Diretoria do Bem Estar Animal também conseguiu no primeiro ano de atuação atender a mais de 250 chamados de ouvidoria, realizar 13 ações de retirada de animais domésticos e 7 de animais de grande porte que sofriam maus-tratos.


25/06/2018

Fonte: Diário da Região

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita