A Prefeitura de Americana publicou, no início do mês, edital para abertura de licitação para aquisição e instalação do SIG (Sistema de Geoprocessamento Corporativo). O sistema é composto por mapas, bancos de dados e documentos aliados a um sistema informatizado que permite cruzamento de informações que possibilitam uma detalhada visão aérea do município. Isso contribui para a elaboração de projetos administrativos como, por exemplo, nas áreas de logística e planejamento urbano.
Além de facilitar a elaboração de projetos para o município, o SIG também possibilita minuciosa fiscalização dos cadastros de imobiliários, o que reflete diretamente na arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), em relação a construções não declaradas.
Primeiro projeto desenvolvido pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), o SIG é capaz de apresentar imagens de objetos com até 20cm de precisão, permitindo a exata verificação de áreas construídas em imóveis.
JAGUARIÚNA
Em Jaguariúna, por exemplo, onde o sistema já foi instalado, a expectativa da administração municipal é que a arrecadação com IPTU seja complementada em R$ 400 mil em relação ao valor obtido ano passado, uma vez que o sistema detectou 10% de áreas construídas e não declaradas. Na cidade, foram investidos aproximadamente R$ 300 mil na aquisição e implantação do SIG.
16/03/2008
22/01/2025
Cemaden lança licitação para contratação de serviço de vigilância patrimonial
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...22/01/2025
UEPG reabre licitação para construção da nova torre no Hospital Universitário
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) pub...22/01/2025
Cemaden lança licitação para contratação de serviço de vigilância patrimonial
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...21/01/2025
Novacap abre licitação para estacionamentos em Águas Claras e outras regiões do DF
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil...