Prefeitura abre licitação de R$ 1,75 bilhão para videomonitoramento com IA em Rio Preto


A Prefeitura de Rio Preto publicou, nesta terça-feira, 25, o edital do programa Smart Rio Preto. A concorrência prevê uma parceria público-privada (PPP) para a instalação de câmeras inteligentes na cidade. Os equipamentos devem utilizar inteligência artificial (IA).

O edital estabelece que a data de abertura das propostas da concorrência presencial será no dia 12 de janeiro de 2026. Esse programa tem sido apresentado pelo prefeito de Rio Preto, coronel Fábio Candido (PL), como uma das principais bandeiras desde que assumiu o governo em janeiro deste ano. Segundo o prefeito, a previsão é a instalação de 3 mil câmeras inteligentes para vídeo e monitoramento da cidade. O edital estabelece um investimento total de R$ 1,75 bilhão.

O contrato terá duração de 30 anos. Edital e anexos de encargos sobre videomonitoramento, iluminação pública e rede semafórica estão disponíveis no site da Prefeitura, na seção “Transparência – Licitações”.

Segundo o edital, a empresa vencedora deve disponibilizar um conjunto de câmeras dotadas de IA, instaladas em locais estratégicos do município, com o objetivo de captar, transmitir e armazenar imagens em tempo real, monitorando espaços públicos e vias, visando à segurança pública.

Um dos anexos do edital prevê que serão instaladas duas câmeras fixas em frente aos equipamentos públicos no local de entrada, com maior volume de trânsito de pessoas. “Nas coordenadas das câmeras do tipo fixas, deverão ser instaladas 2 (duas) câmeras por ponto, onde cada câmera deverá estar direcionada para sentidos opostos, em um ângulo de 180°”, consta no documento. Também serão instaladas 500 câmeras LPR/OCR e 500 câmeras PTZ.

O edital estabelece que a concessão irá permitir ações integradas.
“A implantação e operação dos sistemas que compõem o ‘Smart Rio Preto’ possibilitarão convergir todas as informações e as tomadas de decisão de forma integrada, o que exigirá que, em um único contrato, se tenham as soluções tecnológicas implementadas para a gestão da iluminação pública, do videomonitoramento e da rede semafórica inteligente, inviabilizando, assim, a contratação, de forma isolada, das soluções para cada sistema”, consta no documento.

De acordo com o edital, a contraprestação pública será composta de recursos arrecadados com a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP) e outros recursos orçamentários.


25/11/2025

Fonte: Diário da Região

 

Avisos Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita