Prefeitura abre concorrência para readequação do Corredor Rebouças


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e da São Paulo Transporte S/A (SPTrans), abriu concorrência pública para readequação da capacidade estrutural e infra-estrutura complementar do corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro.
A operação prevê um conjunto de intervenções para a recuperação do pavimento do Corredor, entre as quais a fresagem e o recapeamento, com variados graus de abrangência, conforme estágios de deterioração apresentados nos pontos de localização. Prevê-se, também, recuperação de guias e sarjetas, execução de sinalização viária e implantação de pavimento rígido (concretagem) nas paradas.
Ao longo do corredor são encontrados problemas diversos, como deformação das trilhas de roda, acúmulo de água, rupturas de sarjetas, afundamentos localizados e escorregamento do revestimento de asfalto. Isso causa desconforto nas viagens e, muitas vezes, transtornos no embarque e desembarque nos ônibus ou mesmo na espera do transporte coletivo, devido às poças d'água, buracos e outros contratempos encontrados nos pontos de parada.
Na região das paradas a situação é agravada pelos procedimentos de frenagem e partida dos veículos e pelos constantes derrames de derivados de petróleo que deterioram o ligante de asfalto. Para evitar esse problema optou-se por pavimento com camada de rolamento em concreto de cimento Portland (CCP), numa extensão de 60 metros junto a cada parada.
As obras serão localizadas nos dois sentidos de tráfego do Corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro, desde a rua da Consolação, confluência com rua Maria Antonia, passando pela avenida Rebouças, até a avenida Francisco Morato, na confluência com a rua Heitor dos Prazeres, próximo à futura estação Vila Sônia do Metrô, totalizando aproximadamente 10km de extensão e contendo, ao todo, dezessete paradas por sentido de direção. A largura média das faixas de intervenção, junto ao canteiro central, terá cerca de 3,5 metros.
A seleção dos trechos de pavimento de asfalto que serão reconstruídos foi efetuada mediante avaliação detalhada e contínua dos problemas encontrados no corredor.
Na última quinta-feira (23/07), a Secretaria Municipal de Transportes realizou na Associação Comercial de São Paulo - Distrital Pinheiros - a apresentação do primeiro conjunto de intenções para execução das obras no Corredor. Esse encontro contou com a presença de entidades representativas de moradores e comerciantes da região, que tiveram a oportunidade de fazer suas considerações em relação ao projeto.
Esse corredor, que tem 9,7km de extensão, atende aproximadamente 850 mil pessoas por meio de uma frota operacional com 878 veículos divididos em cerca de 58 linhas. Por essas características, a grande maioria dos trabalhos de readequação do corredor será feita no período noturno.
Durante o período de obras de cada trecho haverá necessidade de desvio dos transportes coletivos, sendo que o trecho que envolve especificamente a avenida Rebouças contará com desvio pela Teodoro Sampaio no sentido bairro-centro e Cardeal Arcoverde no sentido contrário. Já os desvios da avenida Prof. Francisco Morato serão feitos pela avenida Eliseu de Almeida.
Durante as obras, será implantado um serviço de apoio ao usuário para prestar informações, facilitar e garantir a segurança dos usuários do Corredor nos trâmites de embarque, desembarque e transferência.
O valor total estimado da obra é de 17,15 milhões de reais. A previsão de conclusão da obra é de oito meses e a duração do contrato de doze meses.


23/07/2007

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Paulo-SP

 

Curso Licitações

15/04/2024

CPTM abre nova licitação para manutenção de nove trens da série 9000

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitano...

15/04/2024

Sorriso: prefeito diz que 5ª licitação é preparada e policlínica deve ser hospital

O prefeito Ari Lafin (PSDB) anunciou, hoje, que a ...

15/04/2024

Licitação para reconstrução da Ponte do bairro 25 de Julho será lançada até o fim de abril em..

Até o fim desta semana deve ser encaminhado para o...

15/04/2024

Licitação do viaduto de acesso à Planaltina tem data marcada

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita