Jacareí (SP)-A escolha da empresa que irá operar o novo sistema de transporte público de Jacareí foi adiada ontem pela prefeitura da cidade e só deverá acontecer em cerca de 30 dias.
O adiamento contrariou expectativa da administração de definir o certame ainda ontem, conforme havia sido anunciado na última semana.
O adiamento, segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, Nelson Aparecido Júnior aconteceu devido à complexidade dos documentos apresentados pelas três empresas envolvidas na disputa: a JTU (Jacareí Transporte Urbano), a Empresa de Ônibus Pássaro Marrom e a Viação Atibaia.
As empresas haviam sido consideradas inabilitadas no certame há 15 dias, mas, segundo a administração, os problemas seriam simples e de ordem técnica e poderiam ser sanados ontem, o que permitiria a abertura dos envelopes.
"Os documentos apresentados envolveram questões técnicas específicas de transporte, que superam o conhecimento da comissão de licitações. Desta forma, decidimos adiar a abertura dos envelopes, para que a nova documentação possa ser analisada pela Diretoria de Transporte", disse Nelson Aparecido.
Segundo o secretário, esta análise deve acontecer em 10 ou 15 dias, com a publicação das empresas consideradas habilitadas no Boletim Oficial do Município logo a seguir.
Na publicação, a prefeitura irá abrir prazo de recurso para as interessadas de cinco dias e, se não houver contestação, a abertura dos envelopes, decisiva para a definição da vencedora, irá acontecer logo depois.
"Eu continuo otimista de que poderemos resolver esta questão (a licitação) o mais rápido possível. Ainda este ano, se tudo ocorrer como esperamos", disse.
CARATER PRECÁRIO - O transporte público de Jacareí está funcionando em caráter precário desde 2002, sob a justificativa de continuidade de serviço essencial à população, pela empresa JTU --que havia explorado as linhas da cidade, por meio de concessão, nos 20 anos anteriores.
A empresa escolhida neste certame, que está sendo desenvolvido desde do início da administração do prefeito Marco Aurélio de Souza (PT), em 2001, deverá ser responsável pela implantação do novo modelo de transporte da cidade.
O modelo prevê investimentos iniciais de cerca de R$ 27 milhões, para a integração das linhas, por meio da bilhetagem eletrônica, em 10 miniterminais de transferência, além de transporte complementar para portadores de deficiência física.
15/11/2006
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...