O prefeito Roberto Naves (PP) fez uma visita ao novo presidente da Câmara de Anápolis, Domingos Paula (PV), na manhã desta terça-feira (4), reafirmando a proposta de parceria entre Executivo e Legislativo, possibilitando, segundo ele, que se possa “entregar tudo aquilo que a cidade de Anápolis” espera dos dois poderes. Em entrevista coletiva à imprensa antes da reunião com os vereadores, o mandatário falou de expectativas para 2023. Segundo Naves, ainda em janeiro acontecem as licitações para obras de asfalto e anéis viários do programa Anápolis Investe, que somadas devem representar R$ 500 milhões. Leia as principais declarações dadas pelo prefeito.
O que representa essa visita à Câmara de Anápolis?
É uma alegria muito grande poder estar aqui na Casa de Leis, visitando esse amigo, Domingos Paula, que desde o dia 1º se tornou presidente do Legislativo, mantendo uma relação institucional, de interdependência, mas acima de tudo uma relação em que a gente coloca os objetivos da cidade, coloca a qualidade de vida do cidadão anapolino em primeiro lugar. E essa parceria vem dando certo já tem seis anos e tenho certeza que irá continuar pelos próximos dois anos do nosso mandato, possibilitando que a gente possa entregar tudo aquilo que a cidade de Anápolis espera do Executivo e do Legislativo.
Gostaria que o senhor falasse do Anápolis Investe, os planos para esse início de ano.
Já temos 90% dos projetos prontos. Já temos uma licitação grande marcada para o dia 30 de janeiro, em que estarão o asfalto de todos os bairros e os três anéis viários. Então realmente é algo que lançamos com quase tudo pronto no que diz respeito aos projetos. Então a gente acredita que no mês de março, assim que a chuva der trégua, daremos ordem de serviço de cara em meio bilhão de reais em obras. Realmente a coisa está avançada, essa licitação está marcada e estamos caminhando para a licitação tanto do viaduto do Recanto do Sol, a trincheira, como da ponte estaiada que ligará o Polocentro ao Morumbi. Esses projetos estão prontos e o processo licitatório aberto.
O viaduto do Recanto do Sol deve começar ainda nesse primeiro semestre?
A licitação está prevista para fevereiro. A ideia é que se comece em torno de abril, maio. Os asfaltos dos bairros que já foram apresentados e os anéis viários a gente pretende começar já no mês de março porque a licitação está prevista para o dia 30 de janeiro.
O que esperar da parceria com Ronaldo Caiado nesse segundo governo?
Ronaldo é uma pessoa que sempre tratou Anápolis com muito respeito, tem um carinho muito grande, nasceu aqui. Sabemos que ele teve esse problema de saúde, está se recuperando, foi uma cirurgia muito invasiva, teve que abrir o peito para fazer as pontes mamárias, as pontes de safena. Então realmente a gente sabe que ele está em recuperação, portanto não houve uma conversa com a base política para se tratar do novo governo, mas nós sabemos que ele é uma pessoa que se interessa pelos problemas da nossa cidade. E é isso que a gente espera, poder contar com o governo do Estado para que a gente possa solucionar problemas que realmente sabemos que estão se tornando crônicos na nossa cidade.
Quais são esses problemas?
Vamos trabalhar muito para que possamos solucionar de uma vez por todas o aeroporto de cargas, já que o anel viário [do Daia] foi retomado. Daqueles quatro grandes problemas nós conseguimos algumas soluções. A plataforma logística transformou em Daia e a Codego está destinando as áreas para as novas empresas que estão chegando. E acima de tudo, para as empresas de Anápolis que estão ampliando – esse era um problema que a gente tinha, que era a falta de áreas. O segundo problema é a questão do centro de convenções, que começou a ser utilizado, tínhamos o show do Gusttavo Lima, já tem feiras previstas. A Secretaria da Retomada com o César Moura realmente tem tomado conta e Anápolis fica feliz. O terceiro problema era o anel viário, que já foi retomado. O quarto problema é o aeroporto de cargas, que com a assinatura do novo contrato, o convênio com o Porto Seco, transformará Anápolis realmente em um grande polo logístico. A gente espera que a partir desse contrato surja a grande solução para o aeroporto de cargas. Em minha opinião é preciso ofertar isso para a iniciativa privada, que ela possa concluir e colocar para funcionar.
Anápolis tem três suplentes de deputado federal, Samuel Santos, Leandro Ribeiro e Márcio Corrêa. Seria interessante alguns deles assumir a titularidade?
Sempre muito importante. Quanto mais deputados a gente tiver, teremos mais emendas, mais força em Brasília. Então se tiver como um desses deputados assumir – qualquer um deles – seria muito importante.
O senhor articula para que isso aconteça?
Olha, a articulação depende da questão partidária. Quem deve estar articulando para que isso aconteça é o Daniel [Vilela], através do MDB, e o [Alexandre] Baldy através do PP. Eu estou mais focado nessas questões da “cozinha” de Anápolis, buscando solucionar esses problemas que eu citei e buscando avançar e tantos outros mais.
A Saneago tem recebido muitas reclamações por causa dos buracos abertos. O que dizer?
A Saneago tem feito um investimento maciço na nossa cidade. Quando a gente fala dos buracos significa que abriu. E se abriu significa que os investimentos estão sendo feitos. A gente se sensibiliza, a gente realmente fica sensibilizado no que diz respeito ao período de chuva, por causa do buraco e da lama, mas uma coisa a gente precisa nos conscientizar, nunca foi feito um investimento tão grande da Saneago na cidade de Anápolis. Porque o buraco, quando está sendo aberto, é para poder trocar uma rede, para poder ampliar. Levamos ao Luzitano o asfalto, que chega em março, que está dentro do Anápolis Investe, e a Saneago vai continuar investindo. Então no período de chuva é realmente complicado, mas aí, como prefeito, eu tenho duas saídas: ou eu mando a Saneago parar as obras no período de chuva, e aí vai ficar faltando água e o investimento vai demorar, ou a gente enfrenta essas dificuldades. Então é normal essa dificuldade no período de chuva, mas temos cobrado, através da Agência de Regulação, cada vez mais um empenho da Saneago para que ela possa diminuir esses impactos negativos durante o momento de obra. Isso acontece, mas eu peço aqui a colaboração de todos da cidade, peço que as pessoas entendam que é porque os investimentos estão sendo feitos.
E em relação às obras do Estádio Jonas Duarte?
Elas já foram retomadas. No período de chuva é mais complicado trabalhar numa obra como aquela, que depende muito da concretagem, mas ela foi retomada antes mesmo do Anápolis Investe, por isso ela não aparece dentro do programa – trata-se de uma obra com recursos que já tinham começado no governo passado, era uma obra que realmente estava lá atrás e não depende de recursos do Anápolis Investe. A obra do Jonas Duarte é tocada com recursos tanto do deputado Rubens Otoni quanto do [ex] deputado Jovair Arantes, que colocaram lá atrás essas emendas.
Vai ter reforma administrativa?
Estamos pensando ainda, mas se tiver será algo muito pontual. A ideia é que não aconteça nada no que diz respeito a primeiro escalão, estou muito satisfeito com o que a gente tem visto, com o trabalho dos secretários, então no primeiro escalão não tem nada previsto.
O que o senhor espera da Equatorial Energia?
Falar que espero que ela seja melhor do que a Enel é chover no molhado, não tem como ser pior. Então realmente eu espero que ela cumpra tudo que combinou a partir do momento que assume o trabalho, que os investimentos sejam feitos e que a gente possa ter energia para que Anápolis possa crescer e receber cada vez mais indústrias. Uma coisa interessante que eu não havia citado aqui é que foi feita a assinatura e já está homologado, tudo regularizado, no que diz respeito ao Politec. Já temos agrimensores e outros profissionais fazendo o projeto e deveremos começar a colocar piquetes na área na semana que vem, na região norte da cidade. Queremos colocar toda a infraestrutura necessária para que Anápolis possa ter o seu primeiro distrito municipal.
05/01/2023
04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...