O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT) tomou posse no sábado 01/01, no Centro de Convivência Cultural, avisando que alertou seu secretariado para "não comprar, não pagar e não contratar".
Ele negou que vá dar calote na dívida municipal, de cerca de R$ 1,5 bilhão, mas afirmou que irá negociar processos e valores antes de qualquer pagamento.
Santos disse que irá contratar uma auditoria para devassar as contas públicas e indicar como podem ser feitas as negociações. A licitação para contratar a auditoria será aberta nas primeiras semanas de governo. "Não podemos demorar", disse o prefeito. Ele adiantou que quer reduzir a dívida com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), alongar um débito de cerca de R$ 500 milhões com o Banco do Brasil e discutir precatórios.
O prefeito avaliou que Campinas vive "uma situação de apartheid social" e que a área onde vive a população mais pobre, concentrada principalmente na região Oeste, vive "cenário de marginalização e criminalidade".
Ele atribuiu os problemas à falta de planejamento estratégico das últimas décadas.
03/01/2005
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...