O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), quer que o governo federal devolva uma verba de cerca de R$ 400 milhões aos cofres da cidade para investir em novas obras. O pedido foi feito à presidente Dilma Rousseff (PT) durante uma reunião em Brasília na segunda-feira, dia 9. O dinheiro é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e foi gerado após economia feita pela Prefeitura de São Paulo na licitação de obras.
Segundo o prefeito, ele conseguiu um desconto de 18% das obras financiadas do PAC, baseada no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – Sinapi, utilizado como base pela Caixa Econômica Federal. Haddad disse que, apesar da Caixa Econômica Federal ter uma tabela que é considerada pelo meio empresarial apertada, a economia foi possível através da concorrência. “O que eu reivindiquei a ela, e ela ficou de analisar, é utilizar o recurso economizado para outras obras. Se nós estamos fazendo economia graças ao esforço da Prefeitura, por que não abrir para outras obras que a cidade também precisa?”, questionou o prefeito.
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, deverá analisar seu pedido. Não há uma data definida para a resposta. Semana passada, o prefeito e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciaram que iriam tentar captar verbas para obras de aprimoramento nas represas paulistanas, para tentar resolver a crise hídrica que afeta o estado.
11/02/2015
04/12/2025
Campinas divulga data de edital e calendário para licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Campinas (SP) anunciou que vai pub...04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...