O prefeito José Fortunati anunciou na tarde desta quinta-feira, 24, os vencedores da licitação do transporte coletivo por ônibus de Porto Alegre. Quatro consórcios que apresentaram documentação e atenderam às exigências do edital tiveram suas propostas financeiras e técnicas analisadas e aprovadas pela Comissão Especial de Licitação da Concorrência nº 01/2015. Os lotes 1 e 2 da Bacia Norte/Nordeste serão operados pelo Mob Mobilidade em Transportes. Os lotes 3 e 4 da Bacia Sul ficarão sob a responsabilidade do Consórcio Sul. No caso da Bacia Leste/Sudeste, o Consórcio Via Leste assumirá o lote 5, e o Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste – Mais, o lote 6. O resultado está publicado em edição extra do diário oficial.
Após os cinco dias úteis do prazo para recurso, a licitação será homologada pela Secretaria Municipal da Fazenda, e os contratos com os consórcios deverão ser assinados em 45 dias. A partir da contratualização, em 180 dias, ainda no primeiro semestre de 2016, o novo sistema deve entrar em operação. “É a primeira vez nos 243 anos da história de Porto Alegre que estamos licitando o transporte coletivo por ônibus. Um processo complexo, que iniciou ainda em 2011", enfatizou o prefeito, destacando que a construção teve ampla participação da comunidade.
"O edital contempla as exigências dos usuários, como ar-condicionado, acessibilidade plena, redução do número máximo de passageiros por veículo, monitoramento por GPS e uma série de outros critérios fundamentais para oferecer um serviço de qualidade”, explicou Fortunati. Ele lembrou que foram realizadas audiências públicas e reuniões nas 17 regiões do Orçamento Participativo, além da criação de um canal de participação pela internet, para debater a licitação.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, disse que o edital também foi elaborado com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual. “A partir da licitação tu tens um contrato, com normas, critérios, responsabilidades bem definidas, o que até o momento não existe. Isso faz com que a fiscalização possa atuar de forma mais rígida, garantindo um serviço de melhor qualidade do que se tem hoje”, afirmou Cappellari.
Sobre a fiscalização do serviço, Fortunati destacou que será criado um Conselho de Usuários, com a função de acompanhar o processo de concessão do sistema, avaliando a prestação e a qualidade do serviço.
Também participaram do anúncio o vice-prefeito, Sebastião Melo, o secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, a procuradora-geral do Município, Cristiane Costa Nery, e equipes técnicas das secretarias e departamentos envolvidos no processo.
Qualificação do serviço – O edital é resultado de mais de quatro anos de trabalho das equipes da EPTC e de demais órgãos da prefeitura. O conteúdo, que prevê ampliação e qualificação do serviço prestado ao cidadão, foi enriquecido com contribuições efetivas dos usuários.
O novo edital, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 6 de maio deste ano, aberto também às empresas internacionais, foi dividido em seis lotes, para prestação do serviço por 20 anos, e teve as propostas entregues em 6 de julho. O documento prevê a ampliação gradual de ar-condicionado na frota, para não pesar no preço da tarifa. No prazo máximo de 10 anos, 100 % da frota terá ar-condicionado, sendo 25% já no primeiro ano, em todos os lotes das bacias.
A licitação definiu ainda como itens de qualificação do serviço a previsão de acessibilidade em toda a frota; a ocupação de, no máximo, quatro pessoas por metro quadrado, diferente dos seis usuários atuais por metro quadrado; um aumento projetado de 72 veículos na frota atual de 1.709 ônibus; a criação do Sistema de Qualidade de Serviço, para analisar o grau de qualidade do atendimento prestado à população, podendo resultar em penalizações para as empresas exploradoras do serviço, com multas revertidas para a qualificação do sistema; e instalação de GPS em toda a frota, entre outros avanços em relação ao atendimento prestado atualmente na cidade.
Vencedores da concorrência
Bacia Norte / Nordeste
Lote 1: Mob Mobilidade em Transportes
Lote 2: Mob Mobilidade em Transportes
Bacia Sul
Lote 3: Consórcio Sul
Lote 4: Consórcio Sul
Bacia Leste/Sudeste
Lote 5: Consócio Via Leste
Lote 6: Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste – Mais
24/09/2015
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...