A Prefeitura de Piracicaba (SP) afirmou que finalizou o projeto que prevê a revitalização da Praça José Bonifácio, no Centro da cidade. Com isso, em breve deve ser lançada uma licitação para contratação de empresa para executar as obras. Veja detalhes do projeto abaixo .
Nas redes sociais da prefeitura foi publicado um vídeo em que o chefe do Executivo, Luciano Almeida (PP), afirma que o projeto vai acontecer. Ele não especificou, porém, data de início dos trabalhos. Ainda deve ser aberta uma licitação para contratar a empresa que vai ser responsável pelas obras.
Após assinatura de contrato, é emitida uma ordem de serviço e, assim, as obras podem começar. A prefeitura não deu expectativa de prazo para isso acontecer.
O plano prevê, dentre outras mudanças, a abertura da Rua Moraes Barros em frente à Catedral. No anúncio, o secretário de Obras de Piracicaba, Marcio Luis de Barros Marino, afirmou que não haverá corte de árvores no projeto de revitalização.
"Vamos fazer uma revitalização geral, não haverá supressão de árvores, vamos deixá-las naturais. Vamos fazer [sistema de] câmeras de segurança, iluminação de LED, levantamento e troca de piso", descreveu o titular da pasta.
Projeto
Segundo a prefeitura, o projeto de modernização foi desenvolvido após um estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual e fluxo de trânsito.
Conforme a administração, esse estudo identificou que a praça tem constante fluxo de pessoas durante a semana, mas que diminui aos sábados e domingos. A intenção, então, é reorganizar o uso do espaço e implantar atrações que atraiam o público em diferentes horários e dias.
Ponto a ponto do projeto
Veja os principais itens do projeto inicial elencados pela prefeitura e na sequência veja um esboço de como ficaria a praça caso essas alterações fossem aplicadas.
- Abertura da Rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antonio
- Alongamento da praça e elevação do piso das vias no entorno
- Inversão de mão na Rua Prudente de Moraes (a partir da Avenida Armando de Salles
Oliveira, a via segue para direção da Rua do Porto, como forma de integração)
- Ampliação das vagas de estacionamento
- Criação de corredor gastronômico e comercial
- Instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte
- Criação de ambiente direcionado a eventos
- Remodelação dos canteiros e berço das árvores
- Modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação
06/07/2024
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...