A duas semanas da entrega de propostas pelas empresas interessadas na licitação do transporte público de Porto Alegre, a prefeitura terá de responder ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) pontos que ficaram obscuros no edital lançado em setembro.
O conselheiro do TCE Pedro Figueiredo deu um prazo de cinco dias úteis, que termina nesta segunda-feira, para que o prefeito José Fortunati, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e o procurador-geral do município, João Batista Linck, respondam três dúvidas principais, que envolvem ausência de planilha de custos, crescimento da participação da Carris e falta da estimativa de impacto orçamentário e financeiro no edital.
Figueiredo diz que a prefeitura cita itens que compõem o valor da tarifa do transporte, como pneus, combustíveis, ar-condicionado, pagamento de pessoal e de manutenção, mas não detalha o custo de cada um.
— Isso abre precedente para a prefeitura calcular como quiser o aumento da tarifa no futuro — comenta o conselheiro.
Licitação prevê 10 anos para instalação de ar-condicionado na frota
Em contrapartida, o diretor-presidente da EPTC afirma que o órgão responderá aos questionamentos do TCE e lembra que houve participação da equipe técnica do Tribunal na confecção do edital.
— O Tribunal de Contas acompanhou uma série de reuniões em que nós discutimos exatamente a elaboração do texto do edital. Algumas coisas que são questionadas (como o custo de cada item) não constam no edital por uma decisão de não constar, mas vamos responder ao conselheiro — diz Cappellari.
Após receber o retorno da prefeitura, o conselheiro poderá acatar as explicações e arquivar a diligência ou entrar com uma medida cautelar pedindo que o TCE suspenda a licitação.
09/11/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...