Palco de grandes manifestações políticas e populares, a Praça da Matriz será restaurada. O projeto foi entregue pela coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas de Porto Alegre nesta semana à Caixa Econômica Federal, que é responsável pela liberação dos recursos. O contrato deve ser assinado até o final do ano para que seja aberta a licitação. O projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem valor estimado em R$ 3 milhões e prazo de 10 meses de execução.
Está prevista a restauração dos passeios de pedras portuguesas do início do século passado e da iluminação que será ampliada, mais a reforma de todos os bancos e dos gradis. Além disso, haverá a retirada do asfalto das ruas que fazem o seu contorno, dando vida novamente às grandes pedras, como na avenida Sepúlveda.
Ponto turístico, a Matriz, que oficialmente se chama Marechal Deodoro, está cercada pelo Palácio Piratini, pela Assembleia Legislativa e pelo Palácio da Justiça, representando a praça dos Três Poderes. Compõem o cenário ainda o Teatro São Pedro, o Memorial do Ministério Público e a Catedral Metropolitana. Mas o seu valor histórico e simbólico é bem maior do que sua localização. Foi na Matriz que a cidade de Porto Alegre efetivamente começou, uma vez que estava localizada no ápice de uma colina e de onde era possível controlar as embarcações e a movimentação no entorno, recorda o historiador Sérgio da Costa Franco. “A Praça da Matriz foi cenário de quase tudo o que aconteceu na política gaúcha, desde a Monarquia até os dias atuais”, lembra.
Com o início da restauração existe a expectativa de importantes descobertas históricas. Há relatos de que embaixo da praça esteja o primeiro cemitério da Capital. Assim, a obra será acompanhada de arqueologistas e historiadores. “Aprendemos muito durante a obra de restauração da Praça da Alfândega. Sabemos que poderemos encontrar muitas coisas durante a obra”, ressalta Briane Bicca, que coordena o PAC Cidades Históricas de Porto Alegre.
Principais acontecimentos ocorridos na praça
Pronunciamento militar dos Menna Barreto em solidariedade a Dom Pedro I (19 de junho de 1823).
Recepção ao imperador dom Pedro II (1865).
Aclamação da República (1889).
Deposição de Júlio de Castilhos (1891) e recondução ao governo (1892).
Manifestações de grevistas que paralisaram a cidade (1917).
Sessões na Assembleia Legislativa que reconheceram a reeleição de Borges (1922), estopim da Revolução de 1923.
Atos da Constituinte Estadual (1947).
Campanha da Legalidade (1961).
Sessões da Constituinte no Palácio Farroupilha (1989).
13/12/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...