Portugal faz licitação internacional para linha ferroviária


Seixal - A Rede Ferroviária Nacional (Refer), do governo de Portugal, vai lançar na próxima terça-feira uma licitação internacional para a construação de uma linha de ferro entre a cidade de Barreiro e o parque siderúrgico de Paio Pires, no município de Seixal - as duas cidades ficam na região de Lisboa. Os custos da obra estão estimados em 15 milhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 41 milhões) e ela deve estar pronta até 2008.
Ao todo a linha ferroviária deverá ter quatro quilômetros e atravessará, por meio de duas passagens desniveladas, o posto de materiais e as oficinas da Refer.
Segundo o responsável pelas licitações, Carreira Querido, a ligação ferroviária era "aguardada há dez anos" pelas empresas siderúrgicas atualmente instaladas no local (Lusosider, Siderurgia Nacional - Longos e Ecometais) e também pelas que têm planos para a região.
Hoje, o transporte das mercadorias dessas fábricas até os terminais portuários é feito por caminhões, o que congestiona os acessos viários da região. Carreira Querido também defende que a ferrovia pode estimular a recuperação de uma grande área industrial desativada no local, onde podem ser construídas casas, lojas e novas fábricas.
A Câmara Municipal (equivalente à prefeitura) de Seixal deve aprovar até junho um estudo de ordenamento urbano e paisagístico para a área.


15/05/2006

Fonte: UOL Últimas Notícias

 

Avisos Licitações

15/07/2024

Processo de licitação para obras no Parque Ecológico Bernardo Sayão, no Lago Sul, é aberto

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (...

15/07/2024

Licitação para aluguel de 400 ônibus para São José dos Campos (SP) fracassa pela quinta vez

A tentativa de São José dos Campos, no interior de...

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita