Portugal adia licitação de lítio pela terceira vez, mira 1º trimestre de 2020


LISBOA (Reuters) - Portugal adiou uma licitação internacional para a exploração de lítio pela terceira vez, com o governo dizendo agora que pretende lançar a disputa no início do próximo ano, a despeito da forte objeção de grupos ambientalistas.

Inicialmente prevista para o início de 2018, a licitação foi adiada para junho e depois para final deste ano, e agora deve acontecer provavelmente nos primeiros três meses de 2020, disse o ministro do Meio Ambiente neste sábado.

A licitação é parte de um plano para transformar Portugal no maior fornecedor do metal para baterias de carros e atender a um aumento inesperado da demanda global por lítio.

Portugal já é o maior produtor europeu de lítio, mas as mineradoras atendem quase que exclusivamente a indústria de cerâmica e só agora estão se preparando para produzir metal para baterias.

O ministro João Matos Fernandes disse a repórteres que a licitação e a concessão de nove minas de lítio acontecerá assim que uma nova lei esclarecendo "novas exigências ambientais" seja aprovada.

"Quero acreditar que até o final do primeiro trimestre do próximo ano nós possamos lançar a licitação", afirmou.






28/12/2019

Fonte: Extra Globo.com

 

Curso Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita