O Porto de Paranaguá informa que o edital de licitação que prevê a realização de novas obras de infra-estrutura fica aberto até o dia 11 de fevereiro. A licitação, que tem um preço máximo de R$ 13,6 milhões, valor custeado pela própria Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), trata da execução de obras e serviços de reabilitação e melhoramento do sistema viário e administrativo da área primária.
As obras prevêem serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, recuperação estrutural do cais, sinalização, além de remanejamento de trilhos e armazéns que possam interferir na atividade portuária. "Preparamos o Porto de Paranaguá para o desenvolvimento e a modernidade, agilidade das operações e cobrança de tarifas equilibradas às necessidades dos nossos usuários e às praticadas em outros portos", afirma o superintendente Eduardo Requião.
A licitação inclui a construção de um edifício administrativo, que abrigará, além dos setores operacionais do porto, órgãos oficiais ligados à atividade portuária, como a Receita Federal.
No total, mais de 150 mil metros quadrados da área primária receberão as melhorias. As obras prevêem também a recuperação da pavimentação da faixa do cais e a ampliação da fronteira que limita a área primária, que passará dos atuais 282 mil metros quadrados para 2,1 milhões de metros quadrados. A abertura da licitação ocorrerá dia 14 de fevereiro, às 14 horas, na sede da Appa.
Antonina
Os paralelepípedos que estão sendo retirados dos 25 quilômetros das vias de acesso do Porto de Paranaguá deverão ser enviados ao Porto de Antonina para auxiliar na nova pavimentação do terminal. A medida, segundo o superintendente da Appa, faz parte do processo de recuperação do Porto Barão de Teffé. As pedras das ruas de Paranaguá estão dando lugar a um pavimento de concreto.
"Elaboramos uma série de melhorias que deverão acontecer ao longo de 2005 em Antonina. O resgate arquitetônico da atual sede, que será transformada em museu, e a construção de uma nova, além da recuperação de armazéns e ampliação do número de berços de atracação, fazem parte de um grande projeto para ampliar a infra-esterutura de Antonina", disse Eduardo Requião.
Assim como as obras de concretagem, em Paranaguá, orçadas em mais de R$ 19 milhões, as melhorias programadas para Antonina também terão aporte de recursos públicos. Segundo a administração portuária, ainda não há valores oficiais, em virtude de o processo estar em fase de estudos.
13/01/2005
04/10/2024
Licitação para implantação do binário das ruas JK e Flamboyant é remarcada
Pelo cronograma, a licitação para escolha da empre...03/09/2024
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública
O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...24/07/2024
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...04/10/2024
Novo acesso ao Polo Empresarial Norte da Capital recebe licitação para pavimentação e drenagem
O Governo do Estado homologou a licitação para a p...