Erechim / RS - Durante a última campanha eleitoral se ouviu promessas dos três candidatos a prefeito, indicando que o transporte coletivo urbano seria uma das prioridades de quem chegasse ao palácio municipal, que uma das primeiras ações seria realizar nova licitação para que a empresa vencedora pudesse melhorar a qualidade do serviço prestado a nossa população. No entanto, já se passaram mais de nove meses da atual administração e não se vê nenhuma perspectiva de que vá acontecer tal licitação antes do final do ano. Entre as propostas surgidas na campanha estava a de linhas interligando vários bairros com uma passagem única.
Não consigo entender porque a prefeitura municipal ainda não fez a licitação do transporte coletivo urbano, já que existia até uma determinação judicial dando prazo para a realização do novo edital.
Não compreendo este silêncio todo por parte do município, que “teria” obrigação de realizar novo edital para escolha da empresa que fará o transporte coletivo nas próximas décadas. Também não houve até o momento nenhuma manifestação por parte dos 17 vereadores da Câmara e não vi cobrança pública de outros órgãos de fiscalização, em relação a não realização da nova licitação.
A impressão que fica é de que a atual empresa que executa o serviço atua como se fosse dona das linhas, sem ser cobrada por quem quer que seja. Afinal, na história de Erechim, nunca foi feita nenhuma licitação para exploração deste serviço.
Diante de toda bondade das várias instituições, que teriam obrigação de cobrar uma solução sobre este serviço, quem está pagando a conta é a população mais carente do município, e a própria empresa que não consegue reajustar as passagens.
A partir do próximo mês, o Jornal Boa Vista e a Rádio Cultura farão uma série de reportagens buscando saber o porquê de ainda não ter sido realizada a nova licitação.
16/09/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...