Por conta de erosão, Seop abre licitação para revitalizar Calçadão da Gameleira


Por conta da erosão apresentada após a vazante do Rio Acre, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) vai abrir licitação para revitalizar o Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco. O processo está em fase de homologação e previsto para ser aberto no dia 10 de outubro.

De acordo com a Seop, a revitalização vai abranger toda a extensão da Gameleira, além do Calçadão do Mercado Velho, que também apresenta movimento do solo.

Em maio, quando o local já estava interditado por conta do movimento de solo, o diretor de projetos da Seop, Esteferson Rocha, afirmou que um projeto de revitalização completa do local seria apresentado no segundo semestre. Enquanto a concorrência não é iniciada, a secretaria diz que mantém trabalhos paliativos.

“Esse projeto vai estar pronto agora no início do segundo semestre, para que nós possamos, enquanto governo do Estado, captar recursos para a revitalização da Gameleira. Então, a gente já pensa nessa revitalização, necessária para todas aquelas baixadas históricas da Gameleira, que é um patrimônio cultural nosso, para que a gente possa ter a recuperação de todo aquele espaço”, ressaltou à época.

Depois que um processo de erosão foi detectado na Gameleira, a Defesa Civil da capital acreana pediu a interdição parcial do trecho mais danificado após a cheia do Rio Acre. Com a vazante do rio, o solo da região começou a apresentar sinais de movimentação. Segundo o tenente coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, a fissura no local chega a cerca de 30 metros.

O local ficou encoberto pelas águas do Rio Acre durante a cheia histórica, e agora apresenta problema comum após enchentes. De acordo com o coordenador, a tendência é que a situação se agrave e é preciso monitoramento constante do espaço.

“Dada a quantidade de chuva e alagamento naquela região, nós temos também uma drenagem que deve ter rompido e está causando um estrago maior. Então, há uma possibilidade de evolução no desastre, por isso nós já pedimos a intervenção imediata e nós estamos monitorando o local constantemente para verificar a evolução. Mas que há necessidade imperativa de uma intervenção de engenharia, averiguando a questão de drenagem inclusive a movimentação de massa”, explica.


23/09/2023

Fonte: G1 Acre

 

Avisos Licitações

29/11/2023

Licitação para a construção do primeiro piscinão deverá ser lançada em 30 dias

A Prefeitura de Campinas trabalha com a previsão d...

29/11/2023

Central de compras realiza licitação para confecção de fardamento

O IFCE, por intermédio da Central de Compras Carir...

28/11/2023

Pontes BR-319: DNIT reabre licitação de R$ 11,5 milhões para terceirizar supervisão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans...

28/11/2023

Cajamar abre Licitação para resolver alagamento na Av. Tenente Marques

A Prefeitura de Cajamar anunciou nesta terça-feira...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita