Pontes de São João del Rei serão restauradas; obras vão custar mais de R$ 2 milhões


As pontes sobre o Córrego do Lenheiro em São João del Rei, cidade na região Campo das Vertentes, serão restauradas. O projeto, que vai custar R$ 2.041.000,00, está em fase final de licitação e deve ser iniciado e concluído ainda em 2019, segundo a assessoria da Prefeitura.

Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, do Governo Federal. O acordo para iniciar as obras foi assinado durante uma reunião entre o prefeito Nivaldo Andrade e a superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Célia Corsino, com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Marcus Fróis.

Em nota, o Iphan informou que no final de março autorizou o Executivo a realizar a licitação para as obras e que, após esse procedimento, poderão ser iniciadas.

Confira onde ocorrerão as obras:
·As pontes da Cadeia e do Rosário, construídas no início do século XIX, de arcos de pedra e óleo de baleia;
·Uma ponte de ferro em frente ao Teatro Municipal;
·Ponte de Ferro perto da estação da Maria Fumaça.

De acordo com o arquiteto da Secretaria de Cultura do município, José Baccarini, as obras serão começadas em breve. “Foi fechada a verba e já está disponibilizada. Agora estamos envolvidos com as questões burocráticas a respeito de documentações do projeto, abertura de conta para a Prefeitura poder receber o dinheiro do PAC e dar início ao processo", acrescentou.

Ainda conforme Baccarini, o processo de restauração será um grande projeto para a cidade. “É uma obra de reforma, de restauro das pontes. É muito importante para a cidade, foi bastante comentado juntos com os órgãos de patrimônio e vai ser um ganho muito grande para São João del Rei”, finalizou.

Despoluição
O Córrego do Lenheiro, que atravessa todo o município, e faz parte deste projeto de reforma das pontes, também passa por despoluição. O término deste processo está previsto para o final de 2020.


07/04/2019

Fonte: G1 Zona da Mata

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira

A publicação do edital de licitação para a constru...

04/12/2025

Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...

04/12/2025

Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...

04/12/2025

Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026

A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita