Ponte Joinville tem licença ambiental emitida e próximo prefeito poderá abrir licitação


A Ponte Joinville está um passo mais próxima de sair do papel após a emissão da licença ambiental prévia pelo Instituto do Meio Ambiente. Com isso, a previsão do município é de que a licitação da obra, que vai ligar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, possa ser aberta no início do próximo governo.

Segundo o diretor executivo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Paulo Vecchietti, a licença ambiental prévia serve para garantir que a obra está de acordo com todos os preceitos ambientais e pode ser licitada. O município deve terminar em breve a análise do projeto final da ponte.

- Estamos concluindo o aceite final do projeto da Ponte Joinville. São mais de 5 mil itens relacionados à obra e estamos vendo um por um. Então, teremos a licença ambiental prévia e o projeto concluído e aceito pela prefeitura - explica.

Com isso, terá fim a primeira etapa de todo o processo para construção da estrutura. Segundo Vecchietti, o próximo governo já começará em condições de realizar o processo licitatório e iniciar as obras. A etapa para emissão da licença ambiental prévia durou cerca de três anos.

Licitação é a próxima etapa
A segunda parte de todo o processo para construção da ponte será a licitação da obra, em que será definida a empresa responsável por toda a execução do contrato. Na sequência, segundo o diretor executivo da Seinfra, ainda será necessária uma licença ambiental de operação.

- Essa licença permite que a empresa execute a obra, há uma vistoria do IMA para ver se a empresa que está instalando o canteiro de obras está cumprindo com as determinações. O tempo para emissão dessa licença é mais reduzido do que a licença prévia - ressalta.

Em entrevista ao A Notícia durante a campanha eleitoral, o prefeito eleito Adriano Silva (Novo) afirmou que vai dar sequência à obras que foram iniciadas durante a gestão atual, como é o caso da Ponte Joinville.

- Entendemos que essa obra é importantíssima - afirmou.

Como será a Ponte Joinville
A Ponte Joinville vai ligar as regiões Sul e Leste de Joinville, partindo da avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e será conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista, em binário a ser implantado nas ruas São Borja e São Leopoldo.

O contrato de financiamento de US$ 40 milhões foi assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) dentro do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville.

Segundo Vecchietti, a previsão é de aproximadamente R$ 170 milhões de investimento na obra - o valor final será definido no momento da licitação. O tempo de execução deve ser de 24 meses, mas poderá ser estendido de acordo com o andamento das intervenções.

A ponte, com aproximadamente 833 metros de comprimento e 26 metros de largura, terá duas faixas para bicicletas e ciclofaixa, considerada de vital importância para a mobilidade urbana de Joinville na ligação entre as zonas Sul e Leste, que atualmente é feita apenas pela Ponte do Trabalhador, no bairro Guanabara, ou pela região central.


03/12/2020

Fonte: NSC Total

 

Curso Licitações

15/04/2024

CPTM abre nova licitação para manutenção de nove trens da série 9000

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitano...

15/04/2024

Sorriso: prefeito diz que 5ª licitação é preparada e policlínica deve ser hospital

O prefeito Ari Lafin (PSDB) anunciou, hoje, que a ...

15/04/2024

Licitação para reconstrução da Ponte do bairro 25 de Julho será lançada até o fim de abril em..

Até o fim desta semana deve ser encaminhado para o...

15/04/2024

Licitação do viaduto de acesso à Planaltina tem data marcada

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita