Ponte Hercílio Luz será restaurada em Santa Catarina


Em até 60 dias será dada a autorização para que o Departamento de Infra-Estrutura de Santa Catarina lance o edital de licitação para a revitalização e restauração da ponte Hercílio Luz, o principal símbolo de Florianópolis. As obras, orçadas em R$ 100 milhões, podem começar no segundo semestre deste ano, de acordo com o secretário de Infra-Estrutura, Edson Bez.
Patrimônio histórico nacional, a ponte foi inaugurada em 1926, sofreu várias alterações e a falta de manutenção adequada, o que acabou abalando sua estrutura. Interditada em 1986 por motivo de segurança, vários trabalhos de recuperação vem sendo feitos, mas são insuficientes para que a ponte possa ser utilizada novamente, como é intenção do governo.
O secretário de Infra-Estrutura esteve reunido com os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Cultura, Gilberto Gil, para discutir a melhor forma de recuperar a ponte. Uma alternativa seria considerá-la obra de valor cultural, para que os recursos necessários possam captados por intermédio da Lei Rouanet. Nas contas do governo de Santa Catarina, a iniciativa privada entraria com R$ 30 milhões, os governos estadual e federal com a mesma quantia cada um. O restante poderia ser financiado pelo BNDES.
De acordo com Edson Bez, a volta do tráfego à ponte Hercílio Luz pode ajudar a reduzir o problema do grande fluxo de veículos em Florianópolis.Além disso, em um sistema integrado, poderia ser implantado um serviço de transporte marítimo e uma linha de bondes, que passaria sobre a ponte. "Os bondes seriam mais um atrativo da cidade", diz o secretário.
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e demorou quatro anos para ser construída. Seu comprimento total é de 819,5 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339 5 metros de vão central e 221metros de viaduto continental. A estrutura de aço tem peso aproximado de 5 mil toneladas.
As duas torres medem 75 metros, a partir do nível do mar, e o vão central tem altura de 43 metros. Na época de sua construção, foi feito um empréstimo equivalente ao dobro do orçamento estadual. Essa dívida só acabou de ser paga em 1978.


23/03/2005

Fonte: Cruzeiro Net

 

Curso Licitações

26/02/2024

Os Pilares da Transparência e Eficiência nas Licitações Públicas

No universo das licitações públicas, a integridade...

26/02/2024

Prefeitura de Umuarama publica aviso de licitação para o transporte público urbano

A Prefeitura de Umuarama publicou no último sábado...

26/02/2024

Contenção de alagamentos: encaminhada licitação da nova barragem

A Administração Municipal de Concórdia, por meio d...

26/02/2024

Prefeitura abre licitação para revitalizar rodoviária de Paranaíba

A rodoviária de Paranaíba, município a 410 quilôme...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita