Construída há mais de 50 anos, a Ponte Giratória, estrutura responsável por conectar o bairro de São José ao Bairro do Recife, na capital pernambucana, ganhará um novo projeto de reforma ainda neste mês de julho.
O anúncio do cronograma do novo projeto foi apresentado nesta segunda-feira (1º) pela Prefeitura do Recife. Iniciada no último ano, a obra da Ponte Giratória precisou ser paralisada depois que foram identificados problemas estruturais ocultos.
De acordo com o professor doutor em engenharia civil e especialista em pontes e viadutos Carlos Calado, a visualização da questão só foi possível durante o trabalho de reforma. Ao retirar o concreto antigo, o problema foi identificado.
“Estruturalmente falando, não tinha nenhuma trinca, nenhuma fissura que mostrasse que, estruturalmente falando, ela [a ponte] estava sofrendo. Quando foi feito o trabalho de apicoamento, para poder fazer o concreto jateado, uma parte do concreto que não estava visível caiu”, afirmou.
Com a questão estrutural, a ponte precisou ser totalmente interditada. Em seguida, diversos ensaios e testes foram realizados em busca de um diagnóstico preciso da questão.
“Não é apenas recuperar a ponte, é fazer com que ela atenda todas as exigências que hoje são aplicadas para um projeto novo”, destacou Carlos Calado.
Após essa etapa, necessária para garantir a segurança das obras, o novo projeto da ponte entrou em fase de conclusão e deverá ser licitado ainda neste mês. Assim, a previsão é de que a obra seja retomada neste ano.
01/07/2024
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...