Ponte de Guaratuba: edital de construção é lançado nesta sexta-feira


O edital de licitação para a construção da Ponte de Guaratuba será lançado nesta sexta-feira (1°) pelo Governo do Paraná.

O evento foi organizado pela SEIL (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), com a participação das prefeituras de Guaratuba e Matinhos.

Detalhes do edital serão fornecidos a partir das 9h, em cerimônia marcada para o Palácia Iguaçu, sede do Governo do Estado.

O projeto da ponte, que ligará os municípios de Guaratuba e Matinhos, através da Baía de Guaratuba, é debatido há várias décadas.

A estrutura servirá como alternativa para a travessia do ferry-boat, que coleciona problemas devido à gestão e limitações geográficas.

A Ponte de Guaratuba, no entanto, não é unanimidade. O projeto é alvo de críticas pelas falhas e inconsistências nos estudos de impacto ambiental.

Apesar das contestações, o projeto nunca esteve tão próximo de sair do papel. Detalhes sobre prazos e cronogramas devem ser revelados nesta sexta (1°).

Segundo os estudos prévios feitos pelo Governo do Paraná, a Ponte de Guaratuba deve ter uma extensão de 810 a 1.180 metros.

O projeto aprovado deve ter três faixas de tráfego, faixa de segurança, barreiras, além de calçadas e ciclovias para pedestres e ciclistas.

A travessia entre Matinhos e Guaratuba movimenta entre 70 mil e 100 mil veículos por mês. Na temporada de verão, o número salta para 200 mil.

Segundo o Governo do Paraná, a Ponte de Guaratuba é um antigo pedido dos municípios do litoral, com potencial para reparar erros históricos.

Além de melhorar o transporte, a ponte tem como objetivo afastar veículos de cargas pesadas dos municípios e estimular o turismo no litoral.


01/07/2022

Fonte: Paraná Portal

 

Curso Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita