A polêmica doação de uniformes com patrocínio para as escolas municipais está parada. Enquanto o secretário municipal de Educação, José Aristodemo Pinotti, aguarda a proposta formal da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o presidente da Abravest, Roberto Chadad, espera informações da secretaria sobre o número de estudantes interessados. Sem esse número, explica, não é possível criar um projeto oficial. Mas, sem o projeto, garante a secretaria, não dá para encaminhar o assunto.
Há dez dias, Pinotti conferiu dois modelos de uniformes patrocinados. Na semana passada, deveria ter recebido a proposta oficial. Apenas após a análise sobre a legalidade das doações, com base em informações como nome dos patrocinadores e tamanho das propagandas, é que haveria uma consulta às escolas da rede.
"Não podemos fazer nada por enquanto", afirma a chefe de gabinete da secretaria, Lúcia Tojal. "Temos de saber, por exemplo, a quantidade de roupas que serão doadas." Lúcia explica que, ainda que a doação se concretize, será preciso fazer uma licitação. "Somos obrigados a ver se há outras empresas interessadas em patrocinar os uniformes."
Chadad, no entanto, diz que não pode fazer nenhuma proposta enquanto não souber o número de alunos interessados. "É impossível ir atrás de patrocinadores sem saber quantas unidades vamos dar às escolas", diz."Mas, agora, ganhamos mais tempo, porque a doação será apenas para o segundo semestre", afirma.
Os uniformes que serão entregues no início do próximo ano estão sendo licitados. Até sexta-feira, informa a secretaria de Educação, o edital ficará pronto, já com a obrigatoriedade do tênis incluída. Na semana passada, a Câmara aprovou o projeto de lei do vereador Antônio Goulart (PMDB) que obriga a prefeitura a incluir o calçado no kit de uniforme escolar.
Caso a doação do conjunto completo se concretize, a secretaria poderá economizar R$ 70 milhões por ano. Com esse dinheiro, garante Pinotti, seria possível construir 1.700 salas de aula e acabar com os três turnos que ainda vigoram em algumas escolas.
19/09/2005
28/01/2025
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...27/01/2025
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...30/05/2025
Cascavel anuncia licitação de quase 8 milhões para aquisição de ar condicionado
O Município de Cascavel lançou um pregão eletrônic...30/05/2025
Semadesc abre licitação para contratar empresa certificadora para ajudar nos processos de verifica..
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolv...