RIO - A polêmica na licitação das faixas de freqüência (3,5 gigahertz e 10,5GHz) para o serviço de internet banda larga pelo ar começou por causa da proibição pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de participação das companhias de telefonia fixa.
A Anatel alega que a exclusão das teles tem o objetivo de estimular a competição no mercado de telecomunicações, já que estas empresas já dominam cerca de 95% do segmento de telefonia fixa local e já oferecem acesso à internet em banda larga em suas áreas de concessão.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, quer modificar o edital de licitação para permitir a participação das companhias de telefonia fixa e ampliar os compromissos das empresas que adquirirem as freqüências. Ele defende que se estabeleça exigências para que os vencedores levem o serviço de banda larga sem fio aos municípios do interior do país, que ainda não seriam atendidos por esta tecnologia.
01/09/2006
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...