Para dispersar tumultos e reduzir as ocorrências de agressão, brigas, vandalismo, assaltos e até atentado ao pudor nos vagões e estações do metrô, a empresa decidiu equipar os seus vigilantes com spray de gengibre. Embora o produto seja menos agressivo do que o similar de pimenta, especialistas acreditam que o recurso é controverso, porque seria empregado em locais com pouca circulação de ar e poderia causar pânico, agravando eventuais confusões. Não bastasse a polêmica na aquisição do produto, a compra, no valor de R$ 43,8 mil, está sendo feita com dispensa de licitação.
Ex-secretário nacional de Segurança Pública, o coronel José Vicente da Silva Filho não recomenda esse tipo de equipamento em ambientes como o do metrô: “É sabidamente um local de poucas saídas. A preocupação não é tanto com o que o spray pode causar em uma pessoa, mas a sensação de pânico que pode ser criada em um ambiente fechado”, ressalta. O problema é ainda maior devido ao perfil de público que utiliza o meio de transporte, no qual circulam idosos e mães com crianças.”
O coronel destaca, ainda, a necessidade de qualificação e treinamento para o uso do spray de gengibre. “A eficiência dependerá muito do grau da qualidade e da intensidade do treinamento. É preciso estar vinculado às normas de uso, de local e do momento”, completa.
Para o ex-secretário de Segurança Pública do DF e do Rio de Janeiro Roberto Aguiar, o uso dos sprays dentro do sistema não deveria ser autorizado. Segundo ele, o acionamento desse tipo de produto em um ambiente fechado, como o metrô, afetaria pessoas indiscriminadamente, com ameaça à vida dos passageiros.
04/04/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...