Pobre de energia, Chile lança megalicitação de petróleo e gás


SANTIAGO - Vivendo em uma situação energética difícil, o Chile lançou nesta sexta-feira a maior licitação internacional para exploração e produção de petróleo e gás da história do país, fazendo convite a empresas estrangeiras a investirem em 10 blocos na região austral de Magallanes.
O governo espera que a licitação ajude o país a enfrentar os problemas crônicos de abastecimento energético, que pioraram nos últimos anos devido às severas restrições de seu principal provedor de gás natural, a Argentina, que enfrenta aumento da própria demanda interna.
Os 10 novos blocos situam-se no extremo Sul do país e cobrem uma área de 32.356 quilômetros quadrados. Seis blocos estão em terra; três, ao longo da costa e um é misto.
Em três dos blocos o contrato inclui desenvolvimento de um empreendimento conjunto com a petrolífera estatal Enap, enquanto nos outros sete a empresa ofertante terá todos os direitos de exploração e produção, informou o governo.
Os contratos garantem a concessão por 35 anos, incluindo uma etapa de exploração de sete a 10 anos.
"Isto é histórico. É a primeira vez que temos uma licitação deste tamanho e desta natureza", disse a ministra chilena de Minas, Karem Poniachik.
Ela não quis adiantar quanto o país espera arrecadar com a licitação, assim como o governo também informou que é muito cedo para saber que volume de gás e petróleo pode ser encontrado no local.
O Chile tem produzido pequenas quantidades de petróleo e gás na zona de Magallanes desde 1940. A nação importa atualmente 98 por cento do petróleo que consome e 75 por cento do gás natural.
Nos últimos meses, a Argentina cortou por duas vezes o total de gás fornecido ao país vizinho.
Já a Bolívia, que faz fronteira com o Chile e é rica em gás, negou-se a vender o produto ao Estado chileno devido a uma histórica demanda pela saída para o mar, que Santiago já afirmou que não irá negociar por combustível.
Poniachik disse que os resultados da licitação em Magallanes serão anunciados em novembro e os contratos estarão assinados no final de 2007.


08/06/2007

Fonte: O Globo

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita