A administração municipal vai contestar judicialmente decisão do TCE/MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) que suspendeu a concorrência para o gerenciamento dos radares de trânsito em Uberaba. O certame está parado desde julho em função de suspeita de irregularidades no edital da licitação.
O contrato para o gerenciamento de radares está estimado em R$18,8 milhões. A Prefeitura chegou a fazer a abertura da concorrência no dia 23 de junho e três empresas apresentaram documentos para a disputa. No entanto, uma das concorrentes encaminhou denúncia ao TCE/MG apontando infrações na escolha do tipo de licitação, nos critérios de pontuação técnica e também no modelo de pagamento por multa efetivamente recebida.
O tribunal acatou a representação e determinou a suspensão imediata do processo. O município ainda tem prazo para apresentar a defesa. De acordo com o procurador-geral do município, Paulo Salge, a equipe jurídica está preparando as informações para responder ao TCE/MG, mas já estuda em paralelo entrar com uma ação contra a decisão que suspendeu a concorrência. “Vamos questionar [a suspensão] no Tribunal de Justiça de Minas. Entendemos que a licitação aberta em junho obedece aos preceitos legais e preserva o interesse público”, argumenta.
Salge afirma que a ação contra o TCE/MG deverá ser protocolada dentro de 30 dias. Segundo o advogado, a suspensão da concorrência é prejudicial aos cofres municipais porque a Prefeitura continua remunerando a atual gerenciadora por multa aplicada, independente se o motorista pagou ou não o valor ao município. “O novo contrato trará economicidade porque a remuneração da empresa será por multa efetivamente recebida”, completa.
02/09/2014
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...