PMU anuncia compra de 12 mil chips para animais domésticos


Prefeitura dá pontapé em projeto para chipagem de cães e gatos em Uberaba. No total, 12 mil microchips serão adquiridos para implantação nos animais domésticos da cidade. A previsão é começar o serviço até o início de 2016.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, o registro dos animais deverá incentivar a guarda responsável e também evitar o aumento do número de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade, já que esses animais são suscetíveis a doenças e oferecem risco à saúde pública. Ele explica que não haverá custos para a população e as despesas do projeto serão bancadas com recursos federais. O investimento será de R$160 mil.

Rannieri informa que a meta é atingir todos os bairros da cidade. No entanto, o trabalho começará pelos locais que apresentarem maior quantidade de animais abandonados. O levantamento será feito em parceria com as universidades para definir o cronograma. “Utilizamos critério para começar a prevenir [o crescimento da população animal em situação de rua], pois os cães e gatos registrados vão ter controle de natalidade e não vão poder ficar largados na rua”, destaca.

O diretor de Vigilância em Saúde afirma que, após o mapeamento, o Departamento de Zoonoses fará contato com as famílias que tiverem animais domésticos para realizar o cadastro e agendar a data para a implantação do microchip no cão ou no gato.

Para Rannieri, a população deverá ser receptiva ao projeto porque o chip permitirá o rastreio de animais perdidos. Segundo ele, até o momento, não foram estabelecidas penalidades para casos de abandono. A expectativa é finalizar o levantamento dos bairros e também a compra dos microchips ainda este ano para começar a implantação dos dispositivos até o início de 2016, conforme o diretor de Vigilância em Saúde.

O edital de licitação para a aquisição dos microchips já foi publicado e a concorrência seria aberta na semana passada, mas uma das empresas contestou o edital e o processo foi suspenso temporariamente. No entanto, a Secretaria de Saúde posicionou que as justificativas técnicas foram apresentadas esta semana ao departamento jurídico e a expectativa é retomar o certame em breve.


27/08/2015

Fonte: ANDA

 

Curso Licitações

16/10/2026

Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa

A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...

16/10/2026

Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...

16/10/2026

Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..

A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...

14/10/2026

Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil

O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧