Plano para o setor prioriza hidrelétricas


A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) vai privilegiar, em seu novo Plano Decenal de Expansão de Energia (principal instrumento de planejamento do setor), o aproveitamento de fontes renováveis de geração de energia elétrica, principalmente a hidroeletriciadade.
A prioridade será colocar em licitação aproveitamentos para a construção de usinas hidrelétricas, de acordo com o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.
Ele disse, porém, que não está descartada a presença de termelétricas nos próximos leilões de energia, embora não seja o foco principal das ofertas.
Segundo o executivo, a colocação das termelétricas nos leilões dependerá muito do ritmo de obtenção de licenças ambientais para as hidrelétricas.
Pelas regras no setor, só poderão ser levadas à concorrência usinas já com o licenciamento prévio, e esse é um entrave especialmente para as hidrelétricas, projetos de maior impacto ambiental.
Por isso, afirma Tolmasquim, se houver atraso nas licenças das hidrelétricas, cresce a chance de serem levadas a leilão usinas térmicas para atenderem ao crescimento do consumo de energia.
Além das hidrelétricas, também estão nas prioridades as usinas de biomassa e eólicas.


05/03/2010

Fonte: Folha de SP

 

Avisos Licitações

01/09/2026

Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...

01/09/2026

Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT

Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...

31/08/2026

Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...

31/08/2026

Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande

A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita