A população de Barueri deve receber mais quatro mil apartamentos até 2016. A informação é do secretário da Habitação do município, Brasil Torres. O projeto faz parte do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) e é uma parceria firmada entre a Prefeitura e os governos estadual e federal.
As unidades serão construídas no Parque Viana, Votupoca e Engenho Novo. Os novos apartamentos serão destinados a famílias que vivem em áreas que estão sendo urbanizadas pela Prefeitura, outras que moram em situação de risco e ainda as que vivem em situação de vulnerabilidade social.
O convênio firmado com o governo do Estado prevê a construção das unidades por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano); já a parceria fechada com o governo federal será pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”.
O início das obras está previsto para o terceiro trimestre de 2014, assim que os projetos forem licitados. Porém, os detalhes ainda devem ser discutidos com a sociedade civil por meio de Audiências Públicas. A entrega dos apartamentos será feita por meio de sorteio.
Segundo Brasil Torres, durante a outra gestão do prefeito Gil Arantes (1996-2004), a Prefeitura fez um expressivo trabalho habitacional. “Entregamos 10 mil moradias, regularizamos áreas e para essa gestão já estamos trabalhando forte. Em 15 dias vamos entregar mais 260 moradias”, anunciou.
Contudo, segundo o secretário, é necessário haver um levantamento da real necessidade da cidade. “Hoje a população de Barueri cresce a mais de 1% ao ano, umas das taxas mais altas da Grande São Paulo e a cidade tem um dos maiores déficits habitacionais da região”, estimou.
No início de outubro Torres e o prefeito Gil Arantes fizeram a entrega oficial das chaves de 100 novos apartamentos do Conjunto Habitacional "Recanto das Orquídeas" para famílias que viviam em área livre no bairro Engenho Novo. As unidades foram construídas pelo Prohab (Programa Habitacional de Barueri) e começaram a ser erguidas ainda na gestão do ex-prefeito Rubens Furlan, mas - segundo a atual administração - estavam paralisadas.
Os novos apartamentos estão distribuídos em prédios de cinco pavimentos, quatro por andar, com 50 m² de área útil cada unidade, contendo dois dormitórios, sala com varanda, cozinha, banheiro, área de serviço e estacionamento externo. Durante a entrega das chaves, Gil Arantes anunciou a disponibilidade de caminhões da Prefeitura para o transporte dos móveis.
18/10/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...