Planejamento abre licitação para reformar Bloco O da Esplanada dos Ministérios


O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) publicou, nesta sexta-feira (12), concorrência pública para contratação da empresa que irá executar a reforma do Bloco O da Esplanada dos Ministérios. O edital da licitação está disponível no portal do MP e as empresas interessadas têm até o dia 13 de setembro para apresentarem as propostas.

Após concluída a reforma, a economia com aluguel é estimada em R$ 11,5 milhões por ano. O prédio, construído no final da década de 1950, tem uma área total de 23.480 metros quadrados. O edifício terá capacidade para abrigar até 1.750 servidores, que hoje são lotados em prédios alugados, no Plano Piloto, em Brasília.

O projeto elaborado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) busca atualizar o prédio, adotando padrões de eficiência energética, acessibilidade e sustentabilidade em linha com as melhores práticas do mercado da construção civil. Serão utilizadas tecnologias que permitirão economia de pelo menos 35% nos gastos de manutenção e consumo, em relação ao valor gasto nos prédios atualmente em uso na Esplanada.

O projeto prevê, por exemplo, a modernização dos sistemas de energia elétrica e da rede hidráulica. Nas instalações elétricas, haverá sistemas de gerenciamento e automação da iluminação (LED), da rede óptica lógica e do ar condicionado. A previsão é de que esses sistemas reduzam o gasto com energia em até 60%. Eles permitirão, por exemplo, manter a quantidade de luz ideal para um ambiente produtivo; agendar horários de desligamento e ligamento da luz e dos equipamentos; aproveitar a luz natural e emitir relatórios que permitirão identificar a necessidade manutenção.

Em cada andar do prédio, os ambientes serão totalmente moduláveis, tanto o piso como o forro e as adequações necessárias na iluminação, refrigeração e cabeamento. Para as instalações hidráulicas, haverá captação de água da chuva e dos drenos de ar condicionado para utilização nos vasos sanitários a vácuo, com autonomia de 75% ao longo do ano, considerados os índices pluviométricos de Brasília. O projeto prevê ainda que o prédio seja completamente acessível, não só do ponto de vista da mobilidade física, mas também quanto aspectos visuais, táteis e sonoros.


12/08/2016

Fonte: Site Ministério do Planejamento

 

Avisos Licitações

05/03/2026

Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita