O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) publicou, nesta sexta-feira (12), concorrência pública para contratação da empresa que irá executar a reforma do Bloco O da Esplanada dos Ministérios. O edital da licitação está disponível no portal do MP e as empresas interessadas têm até o dia 13 de setembro para apresentarem as propostas.
Após concluída a reforma, a economia com aluguel é estimada em R$ 11,5 milhões por ano. O prédio, construído no final da década de 1950, tem uma área total de 23.480 metros quadrados. O edifício terá capacidade para abrigar até 1.750 servidores, que hoje são lotados em prédios alugados, no Plano Piloto, em Brasília.
O projeto elaborado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) busca atualizar o prédio, adotando padrões de eficiência energética, acessibilidade e sustentabilidade em linha com as melhores práticas do mercado da construção civil. Serão utilizadas tecnologias que permitirão economia de pelo menos 35% nos gastos de manutenção e consumo, em relação ao valor gasto nos prédios atualmente em uso na Esplanada.
O projeto prevê, por exemplo, a modernização dos sistemas de energia elétrica e da rede hidráulica. Nas instalações elétricas, haverá sistemas de gerenciamento e automação da iluminação (LED), da rede óptica lógica e do ar condicionado. A previsão é de que esses sistemas reduzam o gasto com energia em até 60%. Eles permitirão, por exemplo, manter a quantidade de luz ideal para um ambiente produtivo; agendar horários de desligamento e ligamento da luz e dos equipamentos; aproveitar a luz natural e emitir relatórios que permitirão identificar a necessidade manutenção.
Em cada andar do prédio, os ambientes serão totalmente moduláveis, tanto o piso como o forro e as adequações necessárias na iluminação, refrigeração e cabeamento. Para as instalações hidráulicas, haverá captação de água da chuva e dos drenos de ar condicionado para utilização nos vasos sanitários a vácuo, com autonomia de 75% ao longo do ano, considerados os índices pluviométricos de Brasília. O projeto prevê ainda que o prédio seja completamente acessível, não só do ponto de vista da mobilidade física, mas também quanto aspectos visuais, táteis e sonoros.
12/08/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...