A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta terça-feira (19), por unanimidade, dois projetos de lei ordinárias nos 93/2017 e 86/2017 que visam a assegurar mais idoneidade nas licitações da Prefeitura do Recife. O primeiro PLO proíbe empresas condenadas em processos criminais de participarem de licitações realizadas pela PCR e de celebrarem contratos, enquanto o segundo obriga a inclusão de cláusula de garantia nos editais de licitação para contratação de obras e serviços, que podem ser caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, seguro-garantia ou fiança bancária.
“Nosso objetivo com este projeto é aprimorar os mecanismos de seleção dos participantes de licitações, favorecendo contratações corretas, lícitas e eficientes de obras e serviços para atender às demandas da população da melhor forma possível”, explica o vereador Eriberto Rafael (PTC), autor dos projetos.
A lei federal nº 8.666/1993, a chamada Lei de Licitações e Contratos, prevê no do art. 56 que a administração pública poderá exigir prestação de garantia nas contratações. O projeto, então, obriga a exigência desta garantia tendo em vista que, frequentemente, obras públicas são paralisadas ou apresentam defeito depois de concluídas devido à má execução ou à péssima qualidade dos materiais utilizados, o que aumenta o gasto público.
19/09/2017
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...