Piracicaba abre licitação para o Hospital-Dia


Era o que faltava para agilizar o atendimento de piracicabanos que precisam passar por pequenas cirurgias, até então concentradas à agenda dos procedimentos de alta complexidade, mantidos pelo município em parceria com os hospitais. Na lista de espera, a urgência prevalece e as intervenções de menor gravidade sempre têm de aguardar mais. Para aliviar a demanda e oferecer conforto aos pacientes que não precisam permanecer internados como num sistema de saúde convencional, a Prefeitura criou o conceito de Hospital-Dia, uma realidade no setor privado. A licitação, avaliada em R$ 500 mil, que definirá o nome da empresa que fará a obra, foi publicada no Diário Oficial e deve ser concluída até janeiro do ano que vem. A inauguração está prevista para junho. Com 12 leitos, o Hospital-Dia de Piracicaba ocupará uma área de 917 metros quadrados, anexa ao Centro de Ortopedia e Traumatologia (COT), com 1,5 mil metros quadrados, localizado à rua Visconde do Rio Branco, próximo à Santa Casa, e terá fôlego para a realização de 300 pequenas cirurgias por mês. A idéia é ultramoderna: com a consulta e os exames regularizados, a pessoa entraria no novo hospital às 8 horas, por exemplo, e sairia às 19 horas do mesmo dia.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, explica que, num primeiro momento, serão feitas intervenções relacionadas às especialidades de Ortopedia, Dermatologia, Oftalmologia, Urologia, Ginecologista, entre outras, para moradores de Piracicaba e cidades da região, como Rio das Pedras, Saltinho, Águas de São Pedro, São Pedro, Charqueada e Santa Maria da Serra. Não foi divulgado o número de médicos que atuarão no Hospital-Dia, mas a ausência de filas para as cirurgias será o primeiro bom sinal da novidade. "Será excelente para todo mundo", salienta.
A licitação, bancada com recursos próprios da Prefeitura, se refere à construção em uma área de 290 metros quadrados, onde serão instalados consultórios e sala de recepção. Uma área de 627 metros quadrados, remanescente ao COT, que já está pronta, com sala de cirurgia e outros ambientes, será agregada pelo município. Na realidade, após a obra, o COT terá à disposição 900 metros quadrados e, o Hospital-Dia, praticamente a mesma metragem.

Coletivos
Antes de começar a atender, o Centro de Ortopedia e Traumatologia estava previsto para sediar uma grande Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com a mudança, há uma grande sala onde serão colocados leitos e cadeiras para acompanhantes. "Com isso, os pacientes não ocuparão quartos. O espaço será coletivo", observa.


29/11/2007

Fonte: Gazeta de Piracicaba

 

Avisos Licitações

24/07/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/07/2024

Uiraúna anuncia licitação de R$ 256 mil para exames e laudos médicos

A prefeita do município de Uiraúna, Leninha Romão,...

26/07/2024

Governo de SP abre licitação para a concessão da Raposo Tavares

O governo de Tarcísio de Freitas, por meio da Agên...

25/07/2024

Governo autoriza licitação para construção de novo centro de excelência em Japaratuba

Na programação da 31ª edição do ‘Sergipe é aqui’, ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita