Entre os presos está o ex-presidente da Companhia Ademir Andrade, que já foi deputado federal e senador do PSB pelo Pará. Ademir Andrade negou as acusações.
A operação da PF, denominada Galiléia, cumpriu mandatos expedidos pela 3ª Vara da Seção Judiciária do Pará. Foram 8 de prisão e 53 de busca e apreensão nas cidades de Belém, Barcarena (PA), São Paulo e Cotia (SP).
Os acusados devem responder pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e prevaricação.
Apesar da movimentação de carga pela Companhia Docas do Pará ter crescido 22% entre 2003 e 2005, o lucro líquido da empresa caiu mais de 220% no mesmo período. Mais de 240 policiais participam da ação. A investigação começou em dezembro de 2005 e contou com acompanhamento da CGU.
Um dos métodos criminosos usados pelos acusados era a combinação do resultado das licitações, o que causa prejuízo aos cofres públicos. De acordo com O Dia, a PF estima que cerca de R$ 7 milhões foram desviados no esquema.
26/04/2006
08/07/2026
Cruz abre licitação para contratar IA generativa voltada à educação municipal
A Prefeitura Municipal de Cruz, no Ceará, deu iníc...08/07/2026
Fundhacre abre licitação para aquisição de novos medicamentos e reforço do estoque hospitalar
A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fu...08/07/2026
Palmital abre licitação para recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade
A Prefeitura de Palmital, no interior de São Paulo...08/07/2026
Prefeitura de São Gonçalo do Pará abre licitação para compra de materiais esportivos
A Prefeitura de São Gonçalo do Pará, localizada na...