A Polícia Federal realiza na Paraíba a Operação I-licitação desde o início desta manhã. Doze pessoas foram presas em João Pessoa e Campina Grande acusadas de envolvimento num esquema de fraude em licitações que, segundo as investigações, teriam ocorrido em 40 municípios paraibanos somente em 2006.
Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2004 e tinham como foco a identificação de empresas constituídas em nome de "laranjas". Foi identificada uma suposta organização criminosa sediada em Campina Grande e municípios adjacentes, mas também ramificada na capital do Estado.
A Polícia Federal divulgou nota informando que a suspeita é de que foram constituídas 10 empresas nessa situação e que elas estariam envolvidas em fraudes em licitações e sonegação fiscal. "Em consulta ao sistema Sagres (do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) foi possível identificar, tendo-se como parâmetro o ano de 2006, em apenas três das empresas investigadas, fortes indícios de fraudes a licitações em mais de 40 municípios paraibanos", diz a nota.
Também foi constatada uma movimentação de mais de R$ 33 milhões por parte de seis empresas entre 2004 e 2007, sem que as mesmas tenham apresentado renda compatível na declaração anual.
Segundo a PF, as investigações vão apurar se há a participação de gestores e de servidores públicos no esquema de fraude. Os presos serão encaminhados, após os interrogatórios, a Campina Grande, onde permanecerão à disposição da Justiça.
20/08/2008
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...