A Polícia Federal realiza na Paraíba a Operação I-licitação desde o início desta manhã. Doze pessoas foram presas em João Pessoa e Campina Grande acusadas de envolvimento num esquema de fraude em licitações que, segundo as investigações, teriam ocorrido em 40 municípios paraibanos somente em 2006.
Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2004 e tinham como foco a identificação de empresas constituídas em nome de "laranjas". Foi identificada uma suposta organização criminosa sediada em Campina Grande e municípios adjacentes, mas também ramificada na capital do Estado.
A Polícia Federal divulgou nota informando que a suspeita é de que foram constituídas 10 empresas nessa situação e que elas estariam envolvidas em fraudes em licitações e sonegação fiscal. "Em consulta ao sistema Sagres (do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) foi possível identificar, tendo-se como parâmetro o ano de 2006, em apenas três das empresas investigadas, fortes indícios de fraudes a licitações em mais de 40 municípios paraibanos", diz a nota.
Também foi constatada uma movimentação de mais de R$ 33 milhões por parte de seis empresas entre 2004 e 2007, sem que as mesmas tenham apresentado renda compatível na declaração anual.
Segundo a PF, as investigações vão apurar se há a participação de gestores e de servidores públicos no esquema de fraude. Os presos serão encaminhados, após os interrogatórios, a Campina Grande, onde permanecerão à disposição da Justiça.
20/08/2008
15/03/2025
Governo abre licitação para construção de quadra coberta do Maria Garcia Pessi
Conforme informado pelo deputado Zé Milton, na sem...15/03/2025
Licitação da merenda sairá do papel dia 24 em meio às queixas em Rio Claro
A Prefeitura de Rio Claro realiza no próximo dia 2...14/03/2025
Governo do Ceará abre licitação para obras do VLT Aeroporto-Castelão
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infr...15/03/2025
Cascavel abre licitação de R$ 2,5 milhões para compra de curativos especiais
A Prefeitura Municipal de Cascavel, anunciou no Di...