Gravações envolvem o diretor da Casa e o senador Efraim Morais
A Polícia Federal vai investigar denúncias de fraude em licitação no Senado, em esquema denunciado pelo Ministério Público. Segundo o "Correio Braziliense", gravações da PF apontam a participação de altos integrantes do Senado nas fraudes e há citações dos nomes do diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, e do primeiro-secretário, senador Efraim Morais (DEM-PB). O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), determinou que a instituição colabore com a PF e disse que poderá ser criada uma comissão.
- Não podemos correr o risco de sermos omissos no encaminhamento de informações à PF e ao Ministério Público.
As gravações feitas com autorização judicial revelam que as empresas Conservo, Ipanema e Brasília Informática faziam acertos para vencer contratos de fornecimento de mão-de-obra especializada. Funcionários da Secretaria de Compras e Administração do Senado são acusados de passar informação privilegiada às empresas. Em julho de 2006, a Operação Mão-de-Obra da PF apreendeu documentos em gabinetes do Senado.
Senador e diretor-geral negam envolvimento
Agaciel afirmou ao presidente da Casa que não teve qualquer contato telefônico ou pessoal com os empresários investigados. Segundo Garibaldi, ele permanecerá no cargo até que as investigações sejam concluídas.
Efraim Morais subiu à tribuna e negou qualquer envolvimento no episódio. Disse ainda que vai solicitar à PF que encaminhe ao Conselho de Ética qualquer gravação telefônica com os funcionários envolvidos no esquema.
- Não surgirá nenhum fragmento de informação que venha a envergonhar esta Casa. Tenho a minha consciência muito tranqüila em relação a todos os meus atos - disse Efraim.
07/08/2008
10/05/2025
Governo de Goiás Abre Licitação para Implantação Sistema de Videomonitoramento com Inteligência ..
Goiânia (GO) – O Governo de Goiás anunciou, nesta ...10/05/2025
Superintendente do DNIT anuncia licitação de projeto para ponte entre Rodrigues Alves e Cruzeiro..
A tão esperada e reivindicada ponte que ligará os ...09/05/2025
Prefeitura abre licitação para manutenção de cinco centros de saúde da capital
A Prefeitura de Belo Horizonte abriu a licitação (...09/05/2025
Governo anuncia licitação para construção do Complexo Habitacional Cachoeira Grande
O Governo do Amazonas anunciou, na tarde desta sex...