A Polícia Federal em Juazeiro do Norte deflagrou ontem em Barro, no Cariri, a operação Robalo, para cumprimento de mandados de busca e apreensão de documentos.
A operação foi realizada em parceria com a Controladoria Geral da União no Ceará e teve o objetivo de recolher provas para inquérito que investiga crimes contra a administração pública no município. Ninguém foi preso.
De acordo com o delegado da Polícia Federal Alan Ramos, foram apreendidos computadores e documentos na Prefeitura e na casa de servidores públicos municipais.
A PF investiga crimes de peculato (desvio de recursos públicos federais), fraudes em licitações e formação de quadrilha envolvendo o prefeito do município, Marquinélio Tavares (DEM), vereador da cidade e servidores municipais.
Alan Ramos explica que a Polícia Federal investiga há um ano fraude na construção de 58 pequenos açudes no município por meio de repasse de verbas do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).
“Ouvimos testemunhas e temos fotos mostrando que as obras estavam sendo feitas com maquinário do prefeito”, detalha Ramos.
Segundo o delegado, as licitações para as obras eram fraudulentas. Empresas venciam as licitações, mas os serviços eram realizados com maquinário do prefeito e combustível da Prefeitura. Foram encontradas também irregularidades na contratação de mão de obra.
“Já havia fortes indícios. Mas os documentos vão comprovar (o esquema)”, aponta Ramos. Os documentos apreendidos serão analisados pela Polícia Federal e Controladoria da União e anexados ao inquérito a ser enviado à Justiça Federal.
O POVO tentou contato com o prefeito de Barro, Marquinélio Tavares (DEM). Ele não foi encontrado no telefone de casa. Na Prefeitura e no celular, as ligações não foram atendidas.
O nome da operação, Robalo, faz referência à espécie de peixe de água salgada que prefere águas barrentas.
ENTENDA A NOTÍCIA
De acordo com a Polícia Federal, o esquema de fraude na construção de açudes envolvia prefeito, vereador e servidores municipais. Obras eram feitas com maquinário do prefeito e mão de obra de servidores facilitando o esquema de desvio de verbas.
15/06/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...