A Polícia Federal desencadeou hoje uma nova operação para desbaratar outra quadrilha especializada em desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações públicas. À semelhança da "Operação Sanguessuga" o foco da quadrilha eram as prefeituras. A PF começou a cumprir hoje 12 mandados de prisão e 32 de busca nos Estados da Paraíba e do Rio de Janeiro, na chamada "Operação Carta Marcada".
A Receita Federal estima que o desvio de recursos chega a R$ 30 milhões nos últimos anos. As empresas envolvidos teriam sonegado outros R$ 10 milhões.
Segundo a PF da Paraíba, o grupo simulava concorrência nas licitações públicas por meio da criação de empresas de fachada, em nome de "laranjas". A polícia calcula que 54 prefeituras da Paraíba fizeram pagamentos a essas empresas. A quadrilha atuava desde 2001.
As investigações duraram 3 anos e contaram com a participação da Receita Federal, Receita Previdenciária e Ministério Público Federal. Os suspeitos são acusados dos crimes de formação de quadrilha, fraudes em procedimentos licitatórios, sonegação fiscal, crimes contra a ordem tributária lavagem de dinheiro, corrupção ativa/passiva, crimes contra o sistema financeiro nacional e falsidade ideológica.
12/05/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...