A Polícia Federal desencadeou hoje uma nova operação para desbaratar outra quadrilha especializada em desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações públicas. À semelhança da "Operação Sanguessuga" o foco da quadrilha eram as prefeituras. A PF começou a cumprir hoje 12 mandados de prisão e 32 de busca nos Estados da Paraíba e do Rio de Janeiro, na chamada "Operação Carta Marcada".
A Receita Federal estima que o desvio de recursos chega a R$ 30 milhões nos últimos anos. As empresas envolvidos teriam sonegado outros R$ 10 milhões.
Segundo a PF da Paraíba, o grupo simulava concorrência nas licitações públicas por meio da criação de empresas de fachada, em nome de "laranjas". A polícia calcula que 54 prefeituras da Paraíba fizeram pagamentos a essas empresas. A quadrilha atuava desde 2001.
As investigações duraram 3 anos e contaram com a participação da Receita Federal, Receita Previdenciária e Ministério Público Federal. Os suspeitos são acusados dos crimes de formação de quadrilha, fraudes em procedimentos licitatórios, sonegação fiscal, crimes contra a ordem tributária lavagem de dinheiro, corrupção ativa/passiva, crimes contra o sistema financeiro nacional e falsidade ideológica.
12/05/2006
23/04/2025
Prefeitura lança licitação para supervisão de projetos relativos ao Mercado da Produção e quatro..
O Diário Oficial de Maceió publicou, na última ter...28/01/2025
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...27/01/2025
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...25/04/2025
Governo da Bahia lança licitação para construção de terminal turístico e rodoviário na..
O Governo do Estado da Bahia, através da Secretari...