PF desmonta esquema para fraudar licitações da Petrobras


Quinze pessoas já foram presos nesta terça-feira (10) em uma operação da Polícia Federal para desmontar uma quadrilha que fraudava licitações da Petrobras. Ae empresas subornariam funcionários da estatal para obter contratos de reforma e construção de plataformas de petróleo. Quarenta mandados de busca e apreensão e 18 de prisão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, onde fica a sede da estatal, e em Brasília.
Segundo o Ministério Público Federal, o esquema seria liderado pela empresa Angraporto Offshore, criada há quatro anos, e envolveria ainda o gigante estaleiro multinacional Mauá-Jurong e a empreiteira Iesa, que receberiam informações privilegiadas de funcionários da estatal em troca de propina. Os envolvidos vão ser acusados pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, falsidade documental e estelionato, de acordo com nota divulgada pela procuradoria. As empresas ainda não se pronunciaram a respeito das acusações.
"De acordo com o procurador da República Carlos Alberto Aguiar, autor da denúncia criminal, um dos esquemas funcionava com o repasse de informações privilegiadas, por parte de funcionários da Petrobras, para fraudar licitações viciadas em favor da empresa Angraporto Offshore", afirma o texto. Em outro ponto, a nota afirma: "Empresas como a Iesa e a Mauá Jurong também se associaram à Angraporto para fraudar as licitações envolvendo as plataformas P-14 e P-16".
Estatal
A Petrobras anunciou nesta terça o afastamento de dois funcionários suspeitos de participar do esquema, que serão investigados também em sindicância interna. Segundo a assessoria de imprensa da estatal, nenhuma providência foi tomada antes, a pedido da Procuradoria Geral da República, para não atrapalhar as investigações.


10/07/2007

Fonte: Olhão.com

 

Curso Licitações

17/07/2024

Hospital de Palhoça 100% SUS anuncia data de licitação

A construção do primeiro hospital 100% SUS de Palh...

17/07/2024

Licitação para construção das alças de acesso da Antônio Heil será lançada pela terceira vez

O governo de Santa Catarina “já pode pedir música ...

17/07/2024

Estado lança licitação para conclusão do Núcleo Regional de Polícia Científica de Tubarão

O governo do Estado lançou nesta segunda-feira, di...

17/07/2024

TRE-MS abre licitação para contratar serviços de vigilância eletrônica por até R$ 3 milhões

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Gros...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita