PF desmonta esquema para fraudar licitações da Petrobras


Quinze pessoas já foram presos nesta terça-feira (10) em uma operação da Polícia Federal para desmontar uma quadrilha que fraudava licitações da Petrobras. Ae empresas subornariam funcionários da estatal para obter contratos de reforma e construção de plataformas de petróleo. Quarenta mandados de busca e apreensão e 18 de prisão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, onde fica a sede da estatal, e em Brasília.
Segundo o Ministério Público Federal, o esquema seria liderado pela empresa Angraporto Offshore, criada há quatro anos, e envolveria ainda o gigante estaleiro multinacional Mauá-Jurong e a empreiteira Iesa, que receberiam informações privilegiadas de funcionários da estatal em troca de propina. Os envolvidos vão ser acusados pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, falsidade documental e estelionato, de acordo com nota divulgada pela procuradoria. As empresas ainda não se pronunciaram a respeito das acusações.
"De acordo com o procurador da República Carlos Alberto Aguiar, autor da denúncia criminal, um dos esquemas funcionava com o repasse de informações privilegiadas, por parte de funcionários da Petrobras, para fraudar licitações viciadas em favor da empresa Angraporto Offshore", afirma o texto. Em outro ponto, a nota afirma: "Empresas como a Iesa e a Mauá Jurong também se associaram à Angraporto para fraudar as licitações envolvendo as plataformas P-14 e P-16".
Estatal
A Petrobras anunciou nesta terça o afastamento de dois funcionários suspeitos de participar do esquema, que serão investigados também em sindicância interna. Segundo a assessoria de imprensa da estatal, nenhuma providência foi tomada antes, a pedido da Procuradoria Geral da República, para não atrapalhar as investigações.


10/07/2007

Fonte: Olhão.com

 

Curso Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita