PF desbarata quadrilha que fraudava compra de remédios


A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira 17 pessoas, entre elas nove funcionários públicos, acusadas de participar de um esquema que fraudava o fornecimento de medicamentos às secretarias da Saúde do Amapá, do Pará e do Ceará.
Foram detidos também empresários do setor e Frank Roberto Góes da Silva, sobrinho do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). Ele é acusado de ser o agiota de uma das empresas acusadas das fraudes.
A assessoria do governador disse que Silva é um "parente distante". A Folha não conseguiu localizar seu advogado.
De acordo com a PF, o prejuízo aos cofres públicos é de aproximadamente R$ 20 milhões. As irregularidades eram cometidas desde 2003.
As investigações começaram em março de 2006, após denúncia de um dos envolvidos com as fraudes. A polícia passou então a monitorar os suspeitos, o que culminou na ação de hoje.
Segundo a PF, primeiro, as empresas participavam das concorrências estaduais para o fornecimento de remédios. Elas ofereciam um preço muito abaixo do normalmente praticado no mercado. Assim, na maioria das vezes, venciam as licitações.
Com o contrato assegurado, as empresas ganhavam dos governos o dinheiro correspondente aos produtos, mas não entregavam o total acordado. Em alguns casos, somente 60% das mercadorias foram entregues corretamente.
Para dar a falsa aparência de legalidade à fraude, servidores públicos aliciados pelo esquema atestavam as entregas como se elas tivessem sido totalmente realizadas. Eles também agilizavam os pagamentos às empresas acusadas.
Batizada de "Antídoto", a operação cumpriu 19 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. Ao menos 139 policiais participaram da ação.
Os presos podem ser indiciados por corrupção ativa e passiva, fraudes em licitações, tráfico de influência, inserção de dados falsos em sistema de informação público, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e usura (empréstimo de dinheiro a juros superiores à taxa legal).


22/03/2007

Fonte: Folha On Line

 

Curso Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita