PF desarticula quadrilha que fraudava licitações de obras públicas


RIO - A Polícia Federal iniciou nesta segunda-feira a Operação Carranca para prender uma quadrilha especializada em fraudar licitações de obras públicas no estado de Alagoas. Cerca de 18 mandados de prisão e 51 mandados de busca e apreensão na capital deverão ser cumpridas, em Maceió, em cidades do estado e no Distrito Federal.
Os mandados foram expedidos pela 8ª Vara Federal da cidade de Arapiraca, interior de Alagoas. A Justiça determinou também o seqüestro de 31 imóveis e 35 veículos e o bloqueio de contas bancárias de 18 pessoas físicas e jurídicas, de valor ainda não avaliado.
Segundo a Polícia Federal, as investigações, que tiveram início em fevereiro de 2006, revelaram a existência de quatro organizações criminosas que tocam obras em pelo menos 55 prefeituras alagoanas. Foram analisadas todas as licitações de obras públicas entre os anos de 2004 e 2007. A estimativa da Polícia Federal é que os grupos criminosos tenham fraudado os cofres públicos em R$ 20 milhões.
O dinheiro era “lavado” por meio da compra de imóveis de luxo, fazendas, gado e automóveis.
De acordo com a Polícia Federal, os presos serão indiciados pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Se condenados, as penas podem chegar a 40 anos de prisão.
A ação é resultado dos trabalhos da força-tarefa composta pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União.


12/11/2007

Fonte: JB On Line

 

Curso Licitações

29/02/2024

Licitações abertas para reformas da Praça Duque de Caxias e do Teatro Municipal

A Prefeitura de Vila Velha avança em uma etapa imp...

28/02/2024

Após questionamentos do TCE, Coden reabre licitação milionária para o lixo

A Coden Ambiental reabriu nesta semana a licitação...

27/02/2024

Licitação da Escola Piquiri finalmente será publicada em março

A comunidade do Piquiri, interior de Cachoeira do ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita