Petrobrás vence licitação de gás


A empresa brasileira Petrobrás-Teikoko, a hispano-argentina Repsol-YPF, a americana Chevron e a venezuelana Winkler Oil ganharam ontem uma licitação para explorar gás em frente à costa ocidental venezuelana.
Rafael Ramírez, ministro venezuelano da Energia e do Petróleo, anunciou os ganhadores da licitação, correspondente à Fase B do projeto Rafael Urdaneta, situado ao redor da península de Paraguaná, 600 quilômetros a oeste de Caracas.
Ramírez disse que as companhias ganhadoras investirão US$ 61 milhões para iniciar os trabalhos de prospecção e receberão as licenças em 30 de novembro, em um ato que ocorrerá em Paraguaná.
As licenças terão duração de 30 anos e o Estado poderá participar por meio da Petróleos da Venezuela (PDVSA) com uma porcentagem de 35%, uma vez declarada a viabilidade do projeto.
O Ministério da Energia e do Petróleo informou que o gás produzido será destinado preferentemente ao mercado local e o excedente será exportado.
Em outubro, o presidente Hugo Chávez entregou três licenças de gás não associado, correspondentes à Fase A do Projeto, às empresas Gazprom, da Rússia, e Chevron dos Estados Unidos.
O projeto Rafael Urdaneta é formado por 29 blocos, dos quais 18 estão no Golfo da Venezuela e 11 em frente à costa nordeste de Paraguaná.
Ele cobre uma área aproximada de 30 mil quilômetros quadrados, onde se calcula que há 26 trilhões de pés cúbicos de gás em reservas.


16/11/2005

Fonte: O Estado de São Paulo

 

Avisos Licitações

02/03/2024

Licitação para recolha de animais de grande porte fracassa

A licitação aberta pela Prefeitura de Bauru com a ...

02/03/2024

Presidência irá reformar Planalto, Alvorada, Granda do Torto e outros imóveis

A Presidência da República irá reformar os prédios...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...

29/02/2024

Em coletiva, prefeito anuncia nova licitação para av. Pedromiro José Fernandes

O prefeito Celso Pozzobom assinou na tarde desta q...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita